PUBLICIDADE

Frio mata 3 mil bois e causa prejuízo de R$ 3 milhões no MS

Estado possui 21 milhões de cabeças de gado, de acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal

Por Suzana Inhesta e da Agência Estado
Atualização:

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias no sul do Mato Grosso do Sul causaram a morte de quase três mil cabeças de gado em propriedades da região. Segundo levantamento da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), 2.927 animais morreram em 15 municípios entre os dias 16 e 19. Estima-se que os prejuízos dos produtores cheguem a R$ 3 milhões. O Estado possui 21 milhões de bovinos, segundo a Iagro.

PUBLICIDADE

O maior número de mortes foi registrado no município de Caarapó, com 700 animais, seguido de Ponta Porã, com 523; Antônio João, com 300; Amambaí, com 270 e Itaquiraí, com 267. Segundo a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, as mortes, por hipotermia, ocorreram por causa de uma mudança brusca na temperatura. "Na manhã de sexta-feira (16), o Estado registrava 30 graus Celsius e, num período de quatro a cinco horas, passou a 10 graus. À noite, a temperatura tinha baixado para cinco graus e começou a chover e a ventar. A sensação térmica era, então, de um a dois graus negativos", explicou, acrescentando que nos dias seguintes os termômetros continuaram a registrar frio intenso.

Os mais prejudicados com a onda de frio foram os animais com baixa reserva de gordura, como bezerros recém desmamados e vacas magras. A diretora da agência disse que nesta quarta-feira a temperatura na região está em torno de 25 a 27 graus.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.