PUBLICIDADE

G-7 deve endossar intervenções do BoJ contra alta do iene

Na madrugada desta quinta-feira, no mercado asiático, a moeda japonesa chegou a subir ao nível recorde de 76,25 ienes por dólar

Por Renato Martins e da Agência Estado
Atualização:

Na teleconferência marcada para amanhã, os ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do G-7 deverão endossar intervenções do Banco do Japão (BoJ) para prevenir uma valorização excessiva do iene, diz a edição matinal desta sexta-feira do jornal financeiro Nikkei.

PUBLICIDADE

Na madrugada desta quinta-feira, no mercado asiático, a moeda japonesa chegou a subir ao nível recorde de 76,25 ienes por dólar. Uma valorização rápida do iene poderá ter impacto na economia global, além de afetar negativamente a economia japonesa, que já está sofrendo com os efeitos do terremoto e do tsunami do dia 11.

Tradicionalmente, os comunicados divulgados ao fim das reuniões do G-7 não mencionam especificamente nenhuma moeda; a última exceção foi durante a crise financeira global de 2008.

Segundo o Nikkei, é improvável que a cooperação a ser anunciada pelo G-7 inclua intervenções coordenadas no mercado de moedas, mas o apoio a compras de dólares por parte do BoJ deverá ser explícito. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.