PUBLICIDADE

Publicidade

Hungria pede moratória de 1 ano para pagar dívida de US$ 3,16 bi

Os governos locais, assim como muitas famílias húngaras, tomaram empréstimos em francos suíços em 2007, antes da crise econômica

Por Agência Estado
Atualização:

Os governos locais da Hungria pediram um adiamento de um ano no início dos pagamentos de seus empréstimos em francos suíços, informou o presidente da Aliança de Governos Locais Húngaros, Gyorgy Gemesi.

PUBLICIDADE

A aliança disse que os governos locais precisam de algum tempo a mais para o primeiro pagamento de um total de 600 bilhões de forints (US$ 3,16 bilhões) em créditos em francos suíços.

Os governos locais, assim como muitas famílias húngaras, tomaram empréstimos em francos suíços antes da crise econômica. Os 600 bilhões de forints representam cerca da metade da dívida total dos governos locais.

Caso os pagamentos da dívida emitida em 2007-2008 de fato comecem na data prevista, conforme o acertado, três anos após o início do período de empréstimo, eles serão afetados pelo franco suíço significativamente mais forte.

"São em sua maioria bônus emitidos com vencimento em 20 anos e, se o início dos pagamentos for adiado por um ano, o encargo pelos 17 anos restantes será menor do que com o franco suíço no nível de 250 forints", disse Gemesi.

O franco suíço atingiu o recorde de alta de 252 forints no início desta quarta-feira, mas cedeu para 247,59 forints, após o banco central da Suíça ter anunciado a decisão de cortar a faixa de sua taxa de juro Libor para três meses para 0,00%-0,25%, de 0,00%-0,75%.

As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.