1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Indústria brasileira reduz consumo de energia em 4,3% em maio

REUTERS

02 Julho 2014 | 14h 54

O consumo de energia elétrica no Brasil em maio subiu 1,5 por cento, na comparação anual, puxado pelas residências e o comércio já que a indústria reduziu a demanda em 4,3 por cento.

A queda no consumo de energia da indústria em maio deve-se à redução da produção em alguns setores, como eletrointensivos e voltados ao mercado externo, e aumento da autoprodução de energia, com redução da demanda à rede, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

"O valor apurado nesse mês é o menor registrado desde 2009 para o consumo de energia das indústrias nos meses de maio. Naquela oportunidade eram fortes os efeitos da crise econômica mundial que eclodira em final de 2008", disse a EPE nesta quarta-feira.

O consumo total de eletricidade do país em maio somou 38.945 gigawatts-hora (GWh), sendo que o crescimento frente a maio de 2013 é o menor registrado neste ano.

O segmento residencial manteve a forte trajetória de aumento no consumo de energia dos últimos meses, sendo que a demanda do setor elevou-se em 6 por cento em maio. Embora detenham apenas 25 por cento do consumo residencial nacional, as regiões Norte e Nordeste responderam por 43 por cento do aumento do consumo de energia pelas famílias em maio, refletindo a incorporação de mais consumidores, entre outros fatores.

O setor comercial teve aumento de 7,3 por cento no consumo de eletricidade em maio, diante da expansão da base de consumidores e maior uso de equipamentos de condicionamento ambiental.

No ano, até maio, o consumo de energia elétrica do Brasil soma 200.332 GWh, aumento de 4,4 por cento ante mesmo período de 2013. A indústria acumula queda de 1 por cento no consumo de energia elétrica de janeiro a maio na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado.

(Por Anna Flávia Rochas)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo