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JAC Motors fará caminhões na Bahia

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Um mês e meio após iniciar as obras da fábrica de Camaçari (BA), a JAC Motors Brasil já anuncia alteração de planos. O investimento até agora previsto de R$ 900 milhões será ampliado em R$ 100 milhões para abrigar também uma linha de produção de caminhões de pequeno porte. A capacidade produtiva, antes de 100 mil automóveis por ano, será acrescida em 10%.O primeiro caminhão a ser feito na unidade baiana é o T140, da categoria dos chamados Veículo Urbano de Carga (VUC), com capacidade de carga de 1,5 a 3,5 toneladas. O modelo começou a ser importado da China no fim do ano passado e, a partir de 2014, quando a fábrica iniciar operações, passará a ser nacional.?Estudamos, futuramente, produzir também caminhões com 6 a 8 toneladas de capacidade de carga?, informa o empresário brasileiro Sérgio Habib. Ele é o presidente do grupo SHC, que tem 66% das ações da JAC Motors Brasil, em parceria com a montadora chinesa, detentora das demais ações.Segundo Habib, o mercado de VUCs - veículos de carga que podem rodar em centros metropolitanos com restrições para caminhões de maior porte - deve crescer nos próximos anos, diante da necessidade demonstrada por várias cidades de adotar a restrição.Habib afirma que o investimento extra para a produção do T140, hoje vendido a R$ 69.900, não é elevado porque serão utilizadas as mesmas linhas de pintura e de montagem de cabine que farão os automóveis. ?Só a linha de montagem final será separada?, explica.A JAC fará na Bahia as versões hatch e sedã da próxima geração do J3, automóvel que terá preços a partir de R$ 34 mil. ?Vamos definir nos próximos meses se iniciamos as operações com os automóveis ou o caminhão, mas o prazo entre um e outro será curto.? Por enquanto, está mantida a previsão de criação de 3,5 mil empregos na fábrica da Bahia.Motor e transmissão serão feitos no Brasil pela Cummins e ZF, respectivamente. Ambas já são fornecedoras da JAC na China. O T140 disputa mercado com modelos como Hyundai HR, Kia Bongo e Iveco Daily.De acordo com Habib, do total de R$ 1 bilhão a ser investido na fábrica, R$ 300 milhões virão dos dois sócios e o restante de financiamentos que estão sendo pleiteados com bancos de fomento, incluindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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