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McDonald's lança McNuggets de tofu no Japão após escândalo da carne vencida

Crítico da revista Slate sugere que novidade seja levada a outros mercados, para reduzir a demanda por carne industrial e beneficiar o meio ambiente

Por L. V. Anderson
Atualização:
McDonald"s lança Nuggets de tofu no Japão após escândalo da carne vencida Foto: AFP

O McDonald's japonês lançou um novo produto: nuggets de tofu. Na sequência do escândalo da carne vencida vendida ao McDonald's por um fornecedor chinês, é tentador enxergar nos Tofu Shinjo Nuggets uma tentativa da rede de fast food de se distanciar dos produtos de origem animal até que a tempestade se dissipe.

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A manchete do Christian Science Monitor sobre os nuggets de tofu indicava exatamente isso: "McNuggets de tofu? Mcdonald's japonês aposta no vegetarianismo em meio a temores envolvendo carne vencida".

Mas, na verdade, os nuggets de tofu não são comida vegetariana: eles contêm pedacinhos de peixe junto com o tofu e legumes. Mesmo assim, são uma ótima ideia, independentemente de escândalos de carne vencida. Uma ideia que o McDonald's deveria importar para o seu país de origem.

No ocidente, o tofu ganhou a má reputação de pálido e pouco convincente substituto para a carne. Enquanto imitação de carne, o valor do tofu é quase nulo: sua textura macia e gelatinosa em nada lembra a do frango ou da carne bovina. Mas, como acompanhamento da carne, o tofu se torna muito mais interessante.

Ao combinar tofu e peixe, os Tofu Shinjo Nuggets do McDonald's dão prosseguimento à antiga tradição asiática de combinar carne e tofu, ou vice versa. Pratos chineses como o ma po tofu, que combina tofu e porco num molho apimentado, e pratos japoneses como o agedashi tofu, no qual o tofu frito é molhado num saboroso caldo de peixe, não tentam oferecer o tofu como proteína animal falsa: eles aproveitam o caráter absorvente do tofu ao combiná-lo com ingredientes mais saborosos. A popularidade desses pratos demonstra que muitos não-vegetarianos gostam de tofu quando este é misturado à carne.

Se o McDonald's levar os Tofu Shinjo Nuggets para outros mercados - como o americano, por exemplo - a rede dificilmente vai conquistar os vegetarianos mais dedicados, mas a imagem do tofu aos olhos do público poderia ser reabilitada. 

E depois que os americanos perceberem que o tofu fica gostoso quando misturado a produtos animais, nuggets de tofu e frango - e talvez até hambúrgueres de tofu e carne - podem deixar de soar como uma extravagância. Os Chicken McNuggets, em especial, já passam por tamanho grau de processamento que talvez as pessoas nem percebam a diferença se o McDonald's começar a prepará-los com um pouco de tofu.

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Como já escrevi antes, se as redes de fast food incorporarem proteína vegetal em seus pratos de carne, elas podem reduzir significativamente a demanda por carne produzida em regime industrial, algo que por sua vez diminuiria os efeitos da pecuária industrial sobre o meio ambiente e o bem estar dos animais. O McDonald's não precisa "virar vegetariano" para reduzir significativamente a quantidade de carne que vende - e os Tofu Shinjo Nuggets são um passo na direção certa. Tradução de Augusto Calil

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