PUBLICIDADE

Na Expoflora, em Holambra, a Copa do Mundo já começou

Por Ricardo Brandt
Atualização:

Produtores de flores e plantas ornamentais do Brasil decidiram apostar no verde e amarelo para incentivar a compra de flores durante a Copa. Novidades como uma orquídea esverdeada e flores e arranjos nas cores da bandeira brasileira começaram a ser apresentadas ao público, neste fim de semana, em Holambra, interior de São Paulo.São mais de mil variedades que podem ser vistas na 32ª Expoflora, a maior exposição do setor da América Latina, que espera 300 mil visitantes nos cinco finais de semana do evento. Espécie de fashion week das flores, a exposição serve para o setor testar novidades e apresentar as tendências ao consumidor final, explica Paulo Fernandes, um dos organizadores do evento.O mercado de flores brasileiro cresceu 12% no último ano e deve movimentar R$ 5 bilhões em 2013. O País tem aproximadamente 7,8 mil produtores e o segmento gera cerca de 200 mil empregos. No Brasil, são produzidas mais de 350 espécies e mais de 3 mil variedades - quase tudo para abastecer o mercado interno. São 22 mil pontos de venda no varejo e mais de 60 centrais de atacado, além de 600 atacadistas, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O mercado de flores vem se expandindo desde 2006, mas ainda há espaço, pois o consumo per capita no País é hoje de R$ 23 por ano. Na Europa, o gasto anual por habitante com flores é equivalente a R$ 140. A realização de Copa e Olimpíada no Brasil tende a prejudicar o mercado de flores no País em 2014. ?Há uma insegurança em relação ao próximo ano, quando teremos uma economia andando provavelmente em marcha lenta, inflação sentida alta, Copa do Mundo e eleições?, analisa o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura, Kees Schoenmaker. Para ele, o campeonato de futebol e as eleições ?com certeza não vão estimular o consumo de flores, pelo menos durante o período? e vão adiar eventos e casamentos pelo País.?Kit Copa?O setor decidiu investir na temática da Copa para estimular o consumo de plantas. ?Decidimos apostar em melhoramentos e técnicas que fazem alusão ao Brasil, às bandeiras dos times e, assim, buscar lucrar com a Copa?, conta Benny van Rooijen, de 52 anos, produtor de rosas e plantas ornamentais de Holambra, que concentra cerca de 400 produtores.Dentro dessa temática, a Explofora traz uma série de novidades. Além da orquídea esverdeada por um pigmento natural adicionado à planta, há flores de decoração como um impatiens que foi geneticamente alterada até adquirir folhagem verde e amarela e flores brancas. A alteração genética também criou um hibisco laranja - cor da camisa da Holanda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.