1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Nissan lança segundo veículo elétrico e expande tecnologia de emissão zero

REUTERS

09 Junho 2014 | 13h 11

A montadora japonesa Nissan disse que está lançando seu segundo veículo totalmente elétrico neste mês, persistindo com a tecnologia apesar da aceitação mercado menor do que o esperado desde que lançou seu primeiro carro elétrico há mais de 3 anos.

O novo veículo, uma van comercial chamada e-NV200, começará a ser vendida na Europa neste mês e no Japão, em outubro, disse a segunda maior montadora de caros do Japão nesta segunda-feira.

Este é o segundo de quatro veículos de emissão zero que a Nissan planeja lançar até março de 2017, disse o vice-presidente de planejamento Andy Palmer, recusando-se porém a revelar uma meta de vendas para o e-NV200.

Embora as vendas do Leaf, o carro compacto elétrico que a Nissan lançou em dezembro de 2010, tenham crescido gradualmente -- no último ano fiscal as vendas do Leaf subiram 70 por cento, para 52 mil veículos -- o automóvel ainda precisa deslanchar da maneira que o presidente-executivo, Carlos Ghosn, previu.

Embora Ghosn tenha definido uma meta de vendas de 1,5 milhão de veículos elétricos até o final de março de 2017 para a Nissan e a aliada francesa Renault, os consumidores têm sido dissuadidos em parte pela autonomia e a relativa escassez de estações de carregamento. Desde então, ele adiou o prazo da meta em dois a três anos.

Até o final de março, as duas companhias até agora venderam um décimo desta meta, totalizando 150 mil veículos elétricos, com o Life respondendo pela maior parte disso.

O e-NV200 foi projetado para ter autonomia de cerca de 190 quilômetros com uma carga de bateria, com base nos padrões japoneses. Na França, o preço de tabela do veículo é 20.610 euros (28.100 dólares), caindo para 14.310 euros com subsídio do governo. No Japão, o veículo começa em cerca de 3,9 milhões de ienes (38.100 dólares), excluindo subsídios.

(Por Yoko Kubota e Maki Shiraki)