12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia > Negócios
Início do conteúdo

Nosso desafio é transformar a Totvs em referência global, diz Laércio Cosentino

Em entrevista ao portal ‘Economia & Negócios’, presidente da Totvs conta como pretende expandir a empresa no exterior sem perder a liderança no mercado brasileiro

24 de maio de 2010 | 7h 48
Leticia Bragaglia, do Economia & Negócios

SÃO PAULO -  Aos 49 anos, o paulistano Laércio Cosentino trabalha duro para consolidar a expansão da Totvs, maior fabricante de softwares do Brasil. A marca, que hoje reúne 23 companhias, é resultado de um longo processo de crescimento estruturado em cima de aquisições estratégicas. "Nosso objetivo é aumentar a integração da cadeia tecnológica," conta o empresário.  

Empreendedor nato, Cosentino fala, nesta entrevista, sobre a carreira meteórica dentro da empresa que acabou comprando. "Comecei aqui como estagiário e aos 22 anos virei diretor. Estava sempre sugerindo mudanças para o Ernesto Haberkorn, que hoje é meu sócio". O avanço da Totvs no mercado, garante ele, foi conquistado graças ao bom gerenciamento de pessoas. "É preciso ter inteligência emocional para lidar com os funcionários e construir um relacionamento satisfatório com os clientes. Esse é o meu maior desafio como gestor. Não basta apenas ter um bom produto."

Apesar da rotina puxada , que pode chegar a 12 horas de trabalho diário, Cosentino encontra tempo para fazer outras coisas, como escrever livros e cozinhar. "Sou eclético, não gosto de ter rotina."

Veja nos videos abaixo a entrevista completa.

Parte 1 - Laércio Cosentino conta como transformou a Totvs na maior produtora de softwares do país

Parte 2 -  Empresário conta como gerenciou fusão de companhias, preparando a Totvs para a abertura de capital

Parte 3 - Empresário fala sobre economia, planos de expansão e momentos de lazer


Siga o @estadao no Twitter