A editora britânica Pearson e a empresa alemã de mídia Bertelsmann anunciaram nesta segunda-feira (29) a criação de um nova empresa editorial pela combinação das marcas Penguin e Random House. A Bertelsmann terá participação de 53% na joint venture, que se chamará Penguin Random House, enquanto a Pearson ficará com os demais 47%. A nova empresa excluirá o negócio editorial de comércio da Bertelsmann na Alemanha e a Pearson manterá os direitos sobre a marca Penguin em mercados de educação em todo o mundo.A Bertelsmann e a Pearson vão indicar cinco e quatro nomes, respectivamente, para a diretoria da Penguin Random House. John Makinson, atual presidente e executivo-chefe da Penguin, será presidente da joint venture, e Markus Dohle, atualmente executivo-chefe da Random House, será o executivo-chefe da nova empresa. A expectativa é que o acordo, que depende das aprovações regulatórias costumeiras, seja concluído no segundo semestre de 2013.Sem citar números, a Pearson também informou que suas vendas subiram 5% nos primeiros nove meses do ano em relação a igual período do ano passado e que seu lucro operacional caiu 5% na mesma comparação. No final de setembro, a dívida líquida da Pearson somava 1,1 bilhão de libras, mesmo nível do fim de 2011. As informações são da Dow Jones.