PUBLICIDADE

Publicidade

Pearson e Bertelsmann criam nova empresa editorial

Por Sergio Caldas
Atualização:

A editora britânica Pearson e a empresa alemã de mídia Bertelsmann anunciaram nesta segunda-feira (29) a criação de um nova empresa editorial pela combinação das marcas Penguin e Random House. A Bertelsmann terá participação de 53% na joint venture, que se chamará Penguin Random House, enquanto a Pearson ficará com os demais 47%. A nova empresa excluirá o negócio editorial de comércio da Bertelsmann na Alemanha e a Pearson manterá os direitos sobre a marca Penguin em mercados de educação em todo o mundo.A Bertelsmann e a Pearson vão indicar cinco e quatro nomes, respectivamente, para a diretoria da Penguin Random House. John Makinson, atual presidente e executivo-chefe da Penguin, será presidente da joint venture, e Markus Dohle, atualmente executivo-chefe da Random House, será o executivo-chefe da nova empresa. A expectativa é que o acordo, que depende das aprovações regulatórias costumeiras, seja concluído no segundo semestre de 2013.Sem citar números, a Pearson também informou que suas vendas subiram 5% nos primeiros nove meses do ano em relação a igual período do ano passado e que seu lucro operacional caiu 5% na mesma comparação. No final de setembro, a dívida líquida da Pearson somava 1,1 bilhão de libras, mesmo nível do fim de 2011. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.