1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Petrobras: acidente na plataforma foi por alagamento

MARCELLE GUTIERREZ - Agencia Estado

28 Fevereiro 2014 | 16h 09

A Petrobras divulgou comunicado na tarde desta sexta-feira, 28, sobre o incidente com a plataforma de perfuração SS-53, de propriedade e operada pela Noble do Brasil, no campo de Marlim, na Bacia de Campos. De acordo com a petroleira, em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a unidade apresentou adernamento (inclinação) de cerca de 3,5 graus e o incidente ocorreu devido a alagamento em um dos tanques da embarcação, motivado por falha na válvula do sistema de lastro, responsável pelo controle da estabilidade da unidade.

"As equipes de emergência atuaram imediatamente, tendo sido tomadas todas as medidas necessárias para o controle da ocorrência. A unidade foi estabilizada e desconectada do poço, que se encontra em condições de segurança. As autoridades competentes foram informadas", informou a Petrobras, em comunicado.

Conforme o documento, não houve vítimas e foi realizado o desembarque marítimo de 77 pessoas, por meio de embarcações de apoio. " A unidade no momento encontra-se estabilizada e fora de operação, para que sejam realizados os reparos necessários. Foi mantido um contingente mínimo de 36 técnicos especializados, com o objetivo de restaurar as condições normais de operação da plataforma", destacou a petroleira.

A Petrobras ainda informou que leva em consideração os mais rigorosos padrões internacionais e que a Noble do Brasil mantém equipes técnicas devidamente treinadas para ocorrências dessa natureza.