Publicidade

Philips vai separar negócio de iluminação e formar companhia separada

Segundo a empresa, a decisão trará uma economia de 100 milhões de euros

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Fachada da sede da Philips, em Amsterdã Foto: Koen Van Weel/AFP

A Philips disse nesta terça-feira que a empresa será dividida em duas, o que criará um negócio independente de iluminação e unirá as unidades de consumo e cuidados com a saúde em um segmento de 15 bilhões de euros.

PUBLICIDADE

A companhia disse que a nova estrutura trará economia de custos de 100 milhões de euros (128,46 milhões de dólares) no ano que vem e 200 milhões de euros adicionais em 2016. Ela espera encargos de 50 milhões de euros ligados à reestruturação de 2014 a 2016.

"Sei a magnitude da decisão que estamos tomando, mas é o momento certo para dar o próximo passo estratégico para a Philips", disse seu presidente-executivo, Frans van Houten.

O negócio de lâmpadas estabelecido por Frits Philips se expandiu, tornando-se uma multinacional de eletrônicos que inventou o CD. Ela mudou o foco para cuidados com a saúde e produtos avançados de iluminação.

A Philips disse que a medida criará duas companhias líderes de mercado e que ambas usarão a marca Philips.

A Philips acrescentou que adotará uma estrutura legal separada para o negócio de soluções em iluminação, de 7 bilhões de euros, e vai considerar várias opções para "estruturas de propriedade alternativas com acesso direto ao mercado de capitais".

Em uma projeção revisada, a Philips disse esperar que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) do segundo semestre de 2014 fique ligeiramente abaixo do registrado um ano antes.

Publicidade

(Por Anthony Deutsch)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.