1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Preço de energia de curto prazo fica praticamente estável para próxima semana

REUTERS

22 Agosto 2014 | 21h 45

O preço de energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a próxima semana ficou praticamente estável para todas as regiões do país, informou nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O PLD nas cargas pesada e média para o período de 23 a 29 de agosto foi fixado em 700,76 reais por megawatt-hora (MWh), ante 702,27 por MWh nesta semana. Na carga leve, o preço recuou 0,5 por cento para 684,99 reais ante 688,35 reais nesta semana, também para todas regiões.

As afluências previstas para o período são praticamente as mesmas que haviam sido estimadas na semana anterior, com leve redução para o Sul, Nordeste e Norte e uma pequena elevação para o Sudeste, disse a CCEE, em nota.

O nível médio dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) ficou cerca de 320 MW médios abaixo do previsto, principalmente no Nordeste e Norte.

Segundo a CCEE, a combinação de previsão menos otimista de afluências e a redução dos níveis de armazenamento do sistema poderiam ter provocado a elevaçao de cerca de 12 reais por MWh nos preços médios do PLD. Mas esses fatores foram compensados pela previsão de consumo menor no Nordeste e a entrada em operação comercial de três unidades geradoras da hidrelétrica Santo Antônio.

(Por Juliana Schincariol)