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Qatar Airways investirá R$ 15,5 bi em novo aeroporto

Por Marina Gazzoni
Atualização:

A paisagem do deserto vai se transformando à medida que o novo aeroporto de Doha se aproxima. Pequenas árvores, ainda com estacas, começam a ser vistas na beira da estrada. Mais perto do aeroporto há árvores grandes e uma espécie de lago artificial formado com desvio de água do mar. O novo aeroporto da capital do Qatar, que deve ser inaugurado em 2014, parece um oásis no meio do deserto. O projeto recebeu investimentos de US$ 15,5 bilhões e representa a ambição do Qatar de ganhar relevância na aviação mundial.Aos olhos leigos, o aeroporto parece estar pronto para começar a operar. O equipamento de raio-X já apita quando as pessoas seguem para a área de embarque. As telas que mostram os voos e as esteiras rolantes já estão ligadas. As placas de sinalização estão todas pintadas. E computadores da Apple já estão instalados em quiosques para acesso à internet. O Estado visitou o aeroporto no fim de outubro, durante a cerimônia de entrada da Qatar Airways, a empresa aérea estatal, na aliança de companhias aéreas Oneworld.Batizado de Hamad Internacional Airport, o novo aeroporto de Doha começou a ser construído em 2005 para substituir o atual terminal, que recebeu 21 milhões de passageiros em 2012 e já opera na sua capacidade máxima.O projeto foi desenhado para ser um hub (centro de distribuição de voos) da Qatar Airways. O principal negócio da empresa é levar passageiros do Oriente para o Ocidente, um serviço que requer uma boa infraestrutura para conexões, ou seja, um aeroporto eficiente. Hoje cerca de 80% dos passageiros que desembarcam em Doha não permanecem na cidade.Com o novo aeroporto, Doha e a Qatar Airways querem fazer concorrência direta à Dubai e à Emirates Airlines. Dubai recebeu 62 milhões de passageiros em voos internacionais nos 12 meses encerrados em julho, segundo dados da Airports Council International (ACI). É o segundo maior tráfego no mundo, atrás apenas do aeroporto de Heathrow, em Londres. Doha é o 24º da lista e o segundo no Oriente Médio.O novo aeroporto é essencial para o avanço de Doha e da Qatar Airways na aviação internacional. As obras, no entanto, estão atrasadas e a data de inauguração foi adiada diversas vezes desde 2009.Questionado por jornalistas, o presidente da Qatar Airways, Akbar Al Baker, não quis especificar as razões do atraso. A imprensa local relata que a falta de mão de obra na cidade e custos acima dos estimados travaram o projeto e trouxeram desavenças entre as construtoras envolvidas na obra e o governo do Qatar.A nova estimativa prevê a inauguração do terminal no primeiro semestre de 2014. Haverá um período de transição das operações do velho para o novo aeroporto até que todos os voos comerciais sejam transferidos.TecnologiaO complexo aeroportuário ocupa 22 quilômetros quadrados, um terço da área da cidade de Doha. Mais da metade da construção foi feita em um aterro sobre o mar. O projeto prevê trazer o que há de mais moderno em tecnologia aeroportuária para o local. A promessa da autoridade aeroportuária é proporcionar conexões a partir de 30 minutos para passageiros de primeira classe e 45 minutos para os demais, uma meta ambiciosa e que requer agilidade na operação. Para isso, a empresa aliará sistemas de trens a uma espécie de serviço de ?concierge?. Uma equipe identificará no desembarque os passageiros executivos que precisam fazer conexões rápidas e os acompanhará pessoalmente para o próximo embarque.O terminal de passageiros foi desenhado para receber 50 milhões de pessoas na fase final. Já as duas pistas foram projetadas para receber as aeronaves Airbus 380, as maiores do mundo e que também serão usadas pela Qatar Airways.A maior delas, de 4.850 metros, é a segunda mais longa do mundo em aeroportos que recebem voos comerciais - a maior é de Denver, nos EUA. ?A alta temperatura da região requer uma pista de pouso mais longa. Ela pode receber o maior avião do mundo a temperaturas como 50 graus celsius?, diz o gerente sênior de segurança do aeroporto de Doha, Henning Pfisterer.LuxoA arquitetura e os serviços do aeroporto refletem o posicionamento da companhia aérea estatal, que se propõe a oferecer um atendimento de alto padrão. O terminal de passageiros tem o teto no formato de onda e o interior decorado com imensos coqueiros artificiais. Para o emir (governante) do Qatar, há um terminal exclusivo, de 16 mil metros quadrados. O complexo prevê dois hotéis de luxo com 100 quartos cada um. Há também um resort, com piscina semiolímpica, quadras de squash e spa cinco estrelas.O gosto pelo luxo e as grandes obras de engenharia no Qatar são consequência do enriquecimento rápido do país com a exploração de petróleo e gás. Com população de 1,9 milhão de habitantes (metade na capital), o pequeno emirado do Golfo Pérsico é o primeiro na lista da revista Forbes de maior PIB per capita (cerca de US$ 90 mil anuais).O novo aeroporto é certamente uma das maiores obras, mas, em Doha, tudo está em construção - estradas, metrô, arranha-céus e até uma ilha artificial. A jornalista viajou a convite da Oneworld. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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