Publicidade

Rebanho bovino brasileiro é o segundo maior do mundo

Em primeiro lugar, aparece a Índia; pesquisa do IBGE aponta que somente 14,7% do abate é inspecionado pelas autoridades sanitárias

Por Antonio Pita e da Agência Estado
Atualização:

RIO - Maior rebanho do País e um dos principais itens na pauta de exportações, o número de cabeças de gado teve queda de 0,7% em 2012, na comparação com 2011. A informação consta na pesquisa de Produção Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, divulgada nesta manhã. Estimado em mais de 211 milhões de cabeças de gado, o rebanho é o segundo maior do mundo segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Em primeiro, aparece a Índia.

PUBLICIDADE

No total, foram abatidos 31,118 milhões de cabeças de gado, o equivalente a uma produção de 7,351 milhões de toneladas de carne. O número representa uma taxa de abate inspecionado de apenas 14,7% do volume total do rebanho.

Entre as regiões, apenas a Norte não registrou queda na produção, com alta de 1,3%. A prolongada seca afetou fortemente as produções de leite e carne bovina no Nordeste, que teve a pior produção em cinco anos. Em toda a região, o rebanho na região caiu 4,5% em relação a 2011 e a produção de leite 14,8%. Pernambuco (-24,2%) e Paraíba (-28,6%) tiveram as quedas mais expressivas.

Nas demais regiões, o avanço de outras lavouras, como a cana-de-açúcar, em São Paulo, e a soja, Rio Grande do Sul, provocou a redução. Mato Grosso lidera a produção nacional com 13,6% de participação, seguido de Minas, com 11,3% e Goiás, com 10,4%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.