1. Usuário
Assine o Estadão
assine

S&P reafirma nota do Banco do Nordeste em BBB

AE - Agencia Estado

24 Abril 2013 | 18h 50

A agência de classificação de risco Standard & Poor''s reafirmou nesta quarta-feira a nota do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em BBB, com perspectiva estável. No comunicado, a agência faz uma análise do setor bancário brasileiro, citando riscos como a crescente participação dos bancos públicos no mercado, que cria distorções.

A S&P lembra que a nota de risco do setor bancário brasileiro havia sido revisada anteriormente para 4, de 3, e cita receios com a expansão do crédito no País. "Nós acreditamos que a rápida expansão do crédito agravou desequilíbrios econômicos. Com a continuação dessa tendência nos empréstimos, em meio ao lento crescimento econômico, o endividamento das famílias é uma preocupação", afirma.

Por outro lado, a agência cita uma melhora na cultura de pagamento de dívidas no Brasil e na legislação, além dos níveis moderados de endividamento no setor corporativo, que mitigam parte dos fatores de risco oriundos do cenário macroeconômico. Mesmo assim, a S&P afirma que as atuais políticas do governo podem levar a um novo período de rápida expansão do crédito. "O aumento dos empréstimos pode elevar a carga de dívida das famílias, que já é elevada, sujeitando o sistema a um risco de crédito maior".

A agência cita a crescente participação dos bancos estatais no mercado, que colabora também para um aumento no diferencial dos spreads entre as instituições públicas e privadas. "Nossa avaliação do risco no setor reflete uma cobertura extensiva e uma supervisão eficiente do sistema financeiro e nossa análise sobre as condições de financiamento na indústria, que é sustentada por uma base de depósitos adequada e estável". As informações são da Dow Jones.