1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Siderúrgica indiana JSW está interessada em comprar italiana Ilva, dizem fontes

REUTERS

04 Setembro 2014 | 14h 08

A siderúrgica indiana JSW Steel está ponderando adquirir a siderúrgica Ilva na Itália, disseram fontes sindicais nesta quinta-feira.

A Ilva, usina de capital fechado controlada pela família Riva, é a maior siderúrgica da Europa em capacidade de produção e é de importância estratégia para o setor de aço do sul da Europa, onde é fornecedora para montadoras e outras fabricantes.

A usina em Taranto, no entanto, está no centro de um escândalo ambiental que levou o governo italiano a colocá-la sob "administração especial", um procedimento com o objetivo de salvar grandes companhias e evitar perdas maciças de empregos.

A JSW Steel, controlada pelo magnada indiano Sajjan Jindal, escreveu uma carta ao comissário especial da Ilva, Piero Gnudi, para expressar interesse pela Ilva, segundo as fontes.

Uma delegação da JSW deve visitar a usina, uma das maiores empregadores do sul da Itália, nos próximos dias.

A Ilva não quis comentar, e a JSW não respondeu imediatamente a pedidos por comentários.

A ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, enviou uma carta expressando seu interesse na Ilva a Gnudi no mês passado e deve propor um plano industrial para a usina até o final de setembro, segundo fontes.

(Por Vincenzo Damiani)