1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Toyota inicia construção de fábrica em Sorocaba

José Maria Tomazela, da Agência Estado

21 Agosto 2009 | 17h 00

Montadora deve produzir cerca de 150 mil veículos por ano e gerar 2,5 mil empregos direto

A montadora japonesa Toyota iniciou nesta última quinta-feira, 20, a montagem do canteiro de obras para a construção de sua fábrica de automóveis em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A montadora deve produzir cerca de 150 mil veículos por ano e gerar 2,5 mil empregos direto, com investimento de R$ 1,6 bilhão.

 

O terreno onde a empresa está se instalando, na região norte do município, tem área de 3,7 milhões de metros quadrados. O início da operação da nova fábrica está programado para 2011. A Toyota já possui uma fábrica de automóveis no Brasil, no município de Indaiatuba, a 45 km da nova planta, onde é produzido o sedã Corolla. A montadora fechou o primeiro semestre deste ano como a maior fabricante mundial de automóveis em número de unidades.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, José Dias Batista Ferrari, o início das obras confirma que a empresa japonesa vai manter os investimentos no País, apesar da crise internacional. Segundo ele, a fábrica será a âncora do Parque Tecnológico de Sorocaba, um centro de pesquisas destinado a empresas que buscam o desenvolvimento de novas tecnologias.

 

Com área de 20 milhões de metros quadrados, o parque abrigará campus de universidades voltadas à área tecnológica como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).