Publicidade

Venda de caminhões reage e 2013 será melhor, diz Iveco

Por WLADIMIR D'ANDRADE
Atualização:

A Iveco estima que as vendas de caminhões devam fechar o ano com queda de 20%, mas o mercado tem reagido neste segundo semestre e, em 2013, pode registrar alta de 10%. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, durante anúncio da estratégia da empresa para o setor de ônibus. "Há alguns sinais de recuperação no mercado de caminhões que vão se refletir mais intensamente em 2013", declarou.A montadora, subsidiária da Fiat, vai entrar em 2013 no mercado de ônibus pesados para tentar conquistar 11% do segmento em quatro anos. O modelo escolhido, batizado de S170, começará a ser produzido em meados do ano que vem na fábrica de Sete Lagoas (MG). Hoje o modelo está em fase de testes.No início de 2013, a empresa também vai lançar a atualização do seu miniônibus CityClass, nas versões escolar, turismo executivo e fretamento. As linhas de ônibus deverão ocupar de 10% a 20% da produção total da fábrica mineira. "Mas não vai ter contratação específica para as novas linhas de ônibus", afirmou Mazzu.A estratégia da empresa é atender ao mercado interno com a unidade de Sete Lagoas e utilizar a unidade de Córdoba, na Argentina, para cobrir os mercados argentino e latino-americano. "O mercado de ônibus brasileiro é hoje maior que todo o mercado europeu e daqui a três anos o mercado latino-americano será duas vezes maior que o da Europa", afirmou o diretor da Unidade de Defesa e de Ônibus da Iveco, Paolo Del Noce.Pelas estimativas da Iveco, o ano deve terminar com uma queda de 10% nas vendas de ônibus, um resultado negativo, mas minimizado pelo programa federal Caminho da Escola, responsável pela aquisição de veículos destinados ao transporte de alunos na zona rural do País.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.