1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Vendas de autos nos EUA têm forte alta lideradas por Ford, Chrysler e Nissan

REUTERS

03 Setembro 2014 | 12h 08

As vendas de carros nos Estados Unidos em agosto foram surpreendentemente fortes, lideradas por Ford, Chrysler e Nissan, que superaram facilmente as estimativas de analistas uma vez que a indústria alcança volumes não vistos desde antes da recessão.

As vendas da Ford subiram 0,4 por cento, enquanto a Chrysler, unidade da Fiat, viu alta de 20 por cento, divulgaram as montadoras nesta quarta-feira. A Nissan teve avanço de 11,5 por cento. Analistas estimavam queda de 1,9 por cento para a Ford, alta de 11,8 por cento na Chrysler e 2,8 por cento na Nissan.

A General Motors informou que as vendas em agosto caíram 1,2 por cento, pouco aquém das expectativas.

A Chrysler projetou um mês mais forte que o esperado para a indústria, uma alta de 3 por cento, contra estimativas de analistas de crescimento de apenas 0,1 por cento.

As vendas de automóveis são um indicador antecedente da demanda de consumidores uma vez que a indústria responde por um quinto de todo o gasto varejista nos EUA.

Analistas consultados pela Thomson Reuters projetaram vendas mensais da indústria automotiva em cerca de 1,5 milhão de novos veículos, e uma taxa de vendas anualizada ajustada de 16,6 milhões de unidades. Seria o sexto mês consecutivo mostrando uma taxa anualizada acima de 16 milhões de veículos, um nível alcançado apenas duas vezes em 2013.

(Por Bernie Woodall e Ben Klayman)