PUBLICIDADE

Você se sente capaz de inovar?

Preparamos um teste que avalia o nível de inovação dentro do seu negócio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os pequenos negócios representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, movimentando no mercado anualmente cerca de R$ 700 bilhões. Essa participação, no entanto, poderia ser maior se o nível de inovação dentro das empresas com esse perfil fosse maior.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

Gastos com tecnologia, pesquisa e desenvolvimento no Brasil seguem abaixo dos volumes registrados nos países desenvolvidos. De acordo com a última medição feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2001, aqui se investiu 1,21% do seu PIB em inovação. A Coreia do Sul, por exemplo, investiu 3,7%.

A exemplo do que aconteceu em mercados onde o empreendedorismo é mais maduro, os investimentos em tecnologia no negócio precisam ser maiores do que os feitos atualmente se o objetivo for aumentar a competitividade das PME, e isso é uma receita que parece estar sendo seguida por alguns empreendedores.

Segundoo o estudo da Oxford Economics, realizado em 2013 com 2100 PME do mundo inteiro, 50% das PMEs participantes mencionam um projeto de inovação como estratégia de crescimento, e outros 34% afirmam que a criação de uma cultura de inovação é prioridade no negócio. 59% dos entrevistados citam a tecnologia como um grande diferencial nas suas empresas, enquanto 57% colocam a tecnologia como prioridade nos esforços da empresa.

Faça o teste agora e confira o seu nível de inovação:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.