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A comunicação é a maior lacuna na vida do pequeno empresário brasileiro

Porto Alegre--( DINO - 17 fev, 2017) - São raras as pessoas com poder aquisitivo de compra que não estão conectadas à Internet, seja pelo smartphone, computador ou tablet. Além disso, tudo que passa na TV acaba na Internet. Segundo o publicitário Jonathan Souza, da agência Publicidade Popular, de cada dez micro e pequenas empresas, apenas duas já tiveram ao menos um contato com alguma agência de publicidade ou marketing. "Este é um número preocupante, visto que o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio se dá por meio de estratégia de comunicação. Nós realizamos uma pesquisa com 2.000 pequenas empresas e apenas 3% delas desenvolveram algum tipo de estratégia de marketing", conta.

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Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

17 Fevereiro 2017 | 17h22

Jonathan acrescenta que apesar de acreditarem que o marketing e a publicidade são peças fundamentais para seus negócios, as MPE"s não sabem como aplicá-los ou desconhecem empresas especialistas neste assunto. "Nossa pesquisa revelou que 60% dessas empresas nem possuem um site. E 98% nunca alteraram a sua identidade visual, ou seja, nunca trabalharam a sua marca depois de desenvolvida. Esses são dados ruins, pois os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e informados. Se eles não se identificam com a sua marca e não encontram rápido o que procuram nela, eles partem para os concorrentes", explica.

O publicitário diz que se faz necessária uma mudança cultural no mercado da publicidade brasileira. "Segundo a pesquisa, 85% das empresas consideram alto o investimento necessário para contratar uma agência de publicidade. O que não deixa de ser verdade. A maioria das agências de publicidade são ainda muito caras e, dessa forma, não conseguem atingir a demanda e o orçamento dessas empresas, quando mais de 90% do nosso mercado é formado por MPE"s. Principalmente na comunicação digital, o mesmo trabalho que se faz com muito dinheiro, é possível fazer por menos e com a mesma qualidade", afirma o sócio-diretor da Publicidade Popular.

De acordo com Jonathan, uma solução para as pequenas empresas que querem divulgar seu trabalho dentro de seu orçamento, é optar pelo marketing de conteúdo. "Das duas mil empresas que entrevistamos, 95% não trabalham na geração de conteúdo para suas redes sociais. Esse tipo de estratégia é muito eficaz e acessível, até mesmo gratuita. Basta apenas ter um site, redes sociais e ser criativo", conclui o publicitário.

Website: http://www.publicidadepopular.com.br

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