1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mercado em alta, qualificação em baixa

Regina Abrão, de O Estado de S. Paulo

12 Setembro 2011 | 15h 58

 Demanda por administradores é grande, mas profissionais temem pela capacitação

Nos 46 anos da regulamentação da profissão de administrador, celebrados na última sexta-feira, a área enfrenta duas realidades. Se por um lado o mercado está aquecido e a demanda por profissionais é grande, por outro existe a perspectiva de falta de mão de obra qualificada. Enquete realizada em abril deste ano pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) mostra que 83% dos 2.776 profissionais que responderam ao levantamento acreditam que a área pode ser afetada com a falta de qualificação.

Para o presidente do Conselho e superintendente de Recursos Humanos e Qualidade da Sabesp, Walter Sigollo, mesmo com o mercado aquecido, muitas vezes é difícil encontrar profissional altamente qualificado. "Hoje, com a alta possibilidade de contratação, o nível de exigência das empresas ficou maior", afirma. Mas, segundo Sigollo, os alunos que cursam administração são os que mais têm chances no mercado. "As pessoas que têm um curso de administração têm muitas oportunidades, grandes chances."

E a razão é que a carreira de administração é generalista, com diversas especializações, e o profissional pode atuar em várias áreas. O administrador pode trabalhar, por exemplo, em marketing, gestão de pessoas, tecnologia da informação, finanças, logística e orçamento.

Murilo Lemos de Lemos, 33 anos, comprova essa possibilidade. O atual chefe do departamento de planejamento e desenvolvimento de recursos humanos da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) optou por uma das vertentes da administração e se especializou no setor público, na área de recursos humanos.

Formado em 2000 pela Fundação Getúlio Vargas, Lemos conseguiu seu primeiro emprego seis meses após a conclusão do curso como assessor na Secretaria de Recursos Humanos da prefeitura de Campinas. "A vantagem da administração é poder atuar em todos os segmentos."

O coordenador de graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Henrique Neto, reforça que o mercado está aquecido, mas ressalta que para ingressar na área o profissional tem de ser bom. "Tem de entender as organizações de forma ampla", ressalta. Neto também chama a atenção para o fato de as empresas estarem atentas ao comportamento do profissional.

"Hoje, nos programas de trainee as empresas observam se o candidato tem atitude, se está atento ao meio ambiente, à sustentabilidade", destaca.

O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Hamilton Luiz Corrêa confirma que o assunto sustentabilidade deve ser foco dos profissionais hoje. Ele lembra que os administradores devem gostar de matemática, psicologia e ter criatividade para se destacar na carreira.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo