Assine o Estadão
assine

Economia

SÃO PAULO

Secretaria da Fazenda de SP alerta sobre o golpe do IPVA

Boletos falsos de cobrança bancária do imposto estão sendo enviadas a contribuintes; fraude também é aplicada no WhatsApp

0

Francisco Carlos de Assis,
O Estado de S. Paulo

31 Dezembro 2015 | 15h39

SÃO PAULO - Boletos falsos de cobrança bancária do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviados para as casas dos contribuintes, alerta a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O fisco também tomou conhecimento da existência de sites falsos que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda na internet com o objetivo de colher informações do contribuinte para outras finalidades.

"A prática, conhecida como phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais", explica em nota a Secretaria da Fazenda. O golpe do IPVA está sendo aplicado também por meio do aplicativo WhatsApp.

A Secretaria da Fazenda informa aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o imposto são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Mais conteúdo sobre:

Comentários