1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Secretaria da Fazenda de SP alerta sobre o golpe do IPVA

- Atualizado: 31 Dezembro 2015 | 15h 41

Boletos falsos de cobrança bancária do imposto estão sendo enviadas a contribuintes; fraude também é aplicada no WhatsApp

SÃO PAULO - Boletos falsos de cobrança bancária do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviados para as casas dos contribuintes, alerta a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O fisco também tomou conhecimento da existência de sites falsos que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda na internet com o objetivo de colher informações do contribuinte para outras finalidades.

"A prática, conhecida como phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais", explica em nota a Secretaria da Fazenda. O golpe do IPVA está sendo aplicado também por meio do aplicativo WhatsApp.

'A prática, conhecida como phishing, é uma tentativa de fraude', diz a Secretaria da Fazenda

'A prática, conhecida como phishing, é uma tentativa de fraude', diz a Secretaria da Fazenda

A Secretaria da Fazenda informa aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o imposto são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EconomiaX