Economia & Negócios

economia

Reforma da Previdência será votada em Comissão na Câmara

Para ajudar o governo a aprovar a matéria 'com folga', as legendas estão trocando deputados que se posicionavam contra à reforma

O governo pisou no acelerador e vem trabalhando duro nos últimos dias para aprovar o relatório da Comissão Especial da reforma da Previdência na Câmara ainda esta semana, de preferência hoje. Contrariando a expectativa de um adiamento, o presidente do colegiado, Carlos Marun (PMDB-MS), bateu o pé e quer votar o parece nesta quarta-feira, afirmando que o governo já tem maioria e que, assim, será possível esclarecer a população e o plenário da Câmara com base em um texto já aprovado, e não uma hipótese.

 

O presidente Michel Temer já iniciou um expurgo de indicados por aliados que votaram contra a reforma da Previdência, que segundo fontes chega a quase 30 pessoas. Entre os afetados está o deputado Cícero Almeida (PMDB-AL), forte aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido um contumaz crítico do governo nas últimas semanas. (Adriana Fernandes, Álvaro Campos, Idiana Tomazelli, Igor Gadelha)

 

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 21h00

    03/05/2017

    Encerramos aqui, a cobertura ao vivo da votação. Mais detalhes em economia.estadao.com.br.

  • 20h57

    03/05/2017

    Para acelerar a conclusão da votação, o governo orientou voto contrário a todos os destaques simples apresentados individualmente por parlamentares. Eles podem alterar o texto principal da proposta, já aprovado na comissão especial que analisa o tema. Os destaques simples serão votados em globo, ou seja, de uma só vez. Já os destaques apresentados pelas bancadas serão analisados nominalmente.

  • 20h55

    03/05/2017

    O presidente da comissão especial da reforma, Carlos Marun (PMDB-MS), se exaltou e bateu boca com o deputado Major Olimpio (SD-SP). Em discurso após a votação, Olimpio chamou os deputados que votaram a favor da proposta de “covardes” e “traidores”. Visivelmente exaltado, Marun reagiu: “Vou representar contra o senhor no Conselho de Ética (da Câmara)”, afirmou o peemedebista.

  • 20h32

    03/05/2017

    Uma das estratégias do governo para aprovar o texto na comissão foi trocar representantes de partidos da base aliada que poderiam votar contra a proposta. O deputado Beto Mansur (PRB-SP), responsável por fazer o mapeamento dos votos, fez ligação de última hora para deputados ausentes na comissão voltassem ao plenário da comissão para votar.

  • 20h30

    03/05/2017

    Restam ainda 14 destaques que precisam ser analisados por deputados antes de o texto ser encaminhado ao plenário da Câmara. Eles podem resultar em novas alterações ao texto principal, já bastante diferente da versão original encaminhada pelo presidente Michel Temer ao Congresso no fim do ano passado.

  • 20h28

    03/05/2017

    Deputados contrários à reforma fazem protesto contra aprovação e gritam "Traidor, pode esperar, sua hora vai chegar", contra colegas.

  • 20h27

    03/05/2017

    Agora, os deputados começam a analisar os destaques ao texto-base da proposta.

  • 20h25

    03/05/2017

    O texto principal da reforma da Previdência foi aprovado na comissão especial da Câmara por 23 votos a 14.

  • 20h16

    03/05/2017

    Em protesto contra um recuo do relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), cerca de 200 agentes penitenciários ameaçaram invadir o anexo 2 do prédio da Câmara, onde deputados estão reunidos para discutir o tema em uma comissão especial. Maia desistiu de abrandar regras para a aposentadoria desses servidores.

    Foto: André Dusek/Estadão

  • 20h13

    03/05/2017

    Partidos que oficialmente integram a base aliada, PSB, PHS, PROS e Solidariedade orientaram voto contra o parecer do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) sobre a reforma da Previdência na noite desta quarta-feira, durante votação da proposta na comissão especial da Câmara que discute a matéria. O deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) afirmou que a decisão da bancada de seu partido de votar contra a proposta tem “respaldo” da direção nacional da legenda.

  • 20h02

    03/05/2017

    O PSB orientou voto contra o parecer do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) sobre a reforma da Previdência nesta quarta-feira, durante votação da proposta na comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a matéria. Com a orientação, a legenda segue decisão da executiva nacional da sigla, que fechou questão contra as reformas da Previdência e trabalhista. A decisão obriga os deputados e senadores do partido a votarem contra as propostas, sob pena de serem punidos.

  • 19h36

    03/05/2017

    Após mais de duas horas de encaminhamento de votos, a comissão especial da reforma da Previdência começou há pouco a fase em que os líderes partidários orientam o voto contra ou a favor do parecer do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) sobre a proposta. Cada líder terá até um minuto para orientar. Em seguida, começará a votação eletrônica de fato. 

  • 19h19

    03/05/2017

    Alguns líderes da base aliada acreditam, porém, que, pelo adiantado da hora, somente o parecer deve ser votado hoje. Neste momento, deputados ainda fazem discurso contra e a favor do relatório. Somente após essa fase será possível começar o encaminhamento de voto e a votação de fato.

  • 19h18

    03/05/2017

    O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, espera votar ainda hoje o parecer do relator e encerrar esta etapa da discussão. Terminada a votação na comissão, o texto deve ir ao plenário da Câmara.

  • 19h09

    03/05/2017

    Paulinho da Força criticou ainda deputados e líderes da base aliada que estão negociando mudanças na reforma. Segundo ele, a maioria dos parlamentares que estão se encontrando o presidente Michel Temer vai mais para “puxar o saco” do que para debater alterações na proposta.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.