Além de ter dois presidentes de júri - Mário D'Andrea e PJ Pereira, em Radio Lions e Entertainment Lions, respectivamente -, o País também estará representado na comissão julgadora de Titanium, considerada a categoria mais importante do festival, com Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC (veja lista completa no fim do texto).
Segundo o diretor executivo comercial do Grupo Estado, Flávio Pestana, o festival, presidido pelo brasileiro José Papa Neto, fez algumas modificações nos júris para aumentar a eficiência dos debates e garantir voz a todos os participantes. No ano passado, o festival teve 380 jurados trabalhando presencialmente, número que cairá a 285 este ano.
O executivo destacou ontem, durante o anúncio dos jurados brasileiros, que 95 profissionais completarão o júri, mas trabalhando remotamente na pré-seleção das peças. Todos os jurados brasileiros, destacou ele, participarão presencialmente de Cannes Lions.
Diante da redução do número total de jurados, houve também uma diminuição da participação brasileira. No ano passado, o Brasil teve um total de 21 jurados em Cannes Lions. Em relação à escolha dos profissionais deste ano, Pestana afirmou que se trata de "um time de altíssimo nível e que, com certeza, vai nos representar muito bem".
Confira a lista completa de jurados brasileiros, por categoria:
Cyber: Sérgio Gordilho, copresidente da Africa
Design: Mário Narita, presidente da Narita Design
Direct Lions: Moacyr Netto, diretor de criação da W3Haus
Film Craft: Roberto Coelho, sócio da Satélite Áudio
Film: Erh Ray, copresidente da Havas Creative Group e da BETC
Entertainment: Marcelo Páscoa, diretor de marketing da Coca-Cola
Glass: Andréa Alvares, vice-presidente de marketing da Natura
Health & Wellness: Diego Freitas, diretor de criação da Havas Worldwide
Media: Miriam Shirley, vice-presidente de mídia da Publicis Brasil
Mobile: Rafael Pitanguy, vice-presidente de criação da Y&R
Outdoor: Bruno Prósperi, diretor executivo de criação da AlmapBBDO
PR: Gabriel Araújo, vice-presidente da Ketchum
Print & Publishing: Cláudio Lima, diretor executivo de criação da Ogilvy
Promo & Activation: Célio Ashcar Júnior, sócio da Aktuellmix
Radio (presidente de júri): Mário D'Andrea, presidente e diretor de criação da Dentsu
Titanium: Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC
Profissionais com atuação fora do País:
Entertainment Lions (presidente de júri): PJ Pereira, sócio da Pereira & O'Dell (EUA)
Entertainment Lions: Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da para a América Central da ABInBev (México)
Creative Effectiveness: Fernando Machado, líder global de marketing do Burger King (EUA)