Diante do cenário nebuloso que está traçado para a Espanha nos próximos anos - recessão econômica e taxa de desemprego superior a 24% até o fim de 2013 -, começam a proliferar em Madri cartazes que podemos chamar de "o jeitinho espanhol" para conseguir algum trabalho.
Outro dia, voltando para casa, desci uma parada antes porque avistei da janela do ônibus o cartaz "fontanero económico", ou seja, bombeiro hidráulico econômico, coisa que eu não via quando cheguei aqui, há seis meses. A mensagem me impressionou ainda mais.
Dizia: "espanhol especializado em obras de construção civil e instalações hidráulicas em geral, realizo todo tipo de trabalhos e instalações, saneamento, reformas e obras novas por um preço econômico, devido à crise. Ligar sem compromisso e pedir orçamento. Perguntar por Raúl".
Esses cartazes me chamaram a atenção porque o setor de serviços aqui é muito caro e a sistemática é bem diferente do Brasil. Há alguns meses, por exemplo, levei minha câmara fotográfica a uma assistência técnica e, caso eu não aceitasse pagar o preço que me dariam, eu teria que pagar 25 euros, ou seja, algo como R$ 70 só pela elaboração do orçamento.