PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um olhar brasileiro sobre os desafios de hoje no dia a dia Europa

Menu econômico na Espanha para espantar a crise

Por karlamendes
Atualização:
 Foto: Estadão

 

Primeiro prato, segundo prato, sobremesa, pão, bebida e café. Um clássico dos restaurantes espanhóis na hora do almoço. E por um preço acessível. Nos seis meses que morei em Madri, sempre escolhia a opção do menu e pagava, em média, 10 euros (menos de R$ 30) por todos esses itens. Por esse preço, é praticamente impossível ter um menu como esses em um restaurante brasileiro.

PUBLICIDADE

Mas nem mesmo o menu escapou à crise econômica. Diversos estabelecimentos passaram a oferecer a opção "menu express", em que por uns dois euros a menos, o cliente tinha direito ao menu, mas com uma opção de um só prato. Confesso que gostei muito da novidade, pois no menu vem tanta comida que raramente eu conseguia comer tudo. E pensei: "isso deve ser um reflexo da crise também".

Em um dos meus últimos dias na capital espanhola, quando almocei com um amigo e sua mãe, tive a constatação: essa invenção tem mesmo a ver com a crise. A mãe do meu amigo, que mora em um bairro tradicional de Madri há muitos anos, disse que nunca viu esse tipo de oferta antes da crise. Segundo ela, antes desse período difícil, havia ofertas de outros menus mais caros, mas não de mais baratos, algo que tem se proliferado na cidade.

 

Sem falar que, como efeito da crise, alguns restaurante inovaram e passaram a vender o menu completo por 6,5 euros, por exemplo, mas com uma única opção de bebida: água.

 

E faz todo o sentido. Com a queda do poder aquisitivo dos espanhóis em decorrência da depressão econômica e do alto nível de desemprego, toda economia é válida.

Publicidade

Despedida

Escolhi esse tema, que fez parte do meu dia a dia nos meses incríveis que vivi em Madri, para despedir-me do blog. Poder compartilhar com vocês as observações, experiências e histórias que ouvi e vivi sobre as mudanças que a crise econômica tem provocado na vida dos espanhóis foi muito uma preciosidade. Agradeço-lhes pela audiência e por todos os elogios, sugestões e críticas. Agora, porém, preciso investir em outros projetos, que espero poder anunciá-los a vocês em breve. Deixo aqui um grande abraço e o meu muito obrigada.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.