Brasil começou 2011 em forte desaceleração, diz Mantega

Ministro prevê que o crescimento do PIB perca força para cerca de 4,5% a 5% neste ano, de 7,5% em 2010 

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Regina Cardeal, da Agência Estado

PUBLICIDADE

BRASÍLIA - A economia do Brasil já começou uma desaceleração e o crescimento local deve desacelerar para cerca de 4,5% a 5% este ano, de 7,5% em 2010, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em teleconferência antes da reunião do G-20 marcada para esta semana.

Mantega admitiu que a inflação estava numa trajetória acima das metas oficiais por causa do aumento dos preços dos alimentos, mas disse que já mostra sinais de desaceleração. O índice de preços ao consumidor medido pelo IPCA acelerou para 5,99% nos 12 meses até janeiro, bem acima do centro da meta de inflação oficial anual, de 4,5%.

Mantega disse que o governo do Brasil está praticando a política econômica contracíclica e que pode ajudar a reduzir significativamente o excesso de demanda com os cortes no orçamento anunciados recentemente.

Na semana passada, o governo prometeu cortar pelo menos R$ 50 bilhões no orçamento de 2011 em seu esforço para conter a inflação.

Publicidade

Mantega destacou que as taxas de juros locais, incluindo as de longo prazo, já começaram a subir em resposta às expectativas de inflação mais alta e que o Banco Central do Brasil está respondendo a esta situação.

Em janeiro, o BC elevou a Selic 0,50 ponto porcentual para 11,25%.

O ministro disse também que levará as preocupações com os preços das commodities ao encontro do G-20. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.