Dia da Árvore: eventos discutem restauração florestal

Estadão

21 de setembro de 2011 | 08h00

Aproveitando a comemoração, hoje, do Dia da Árvore, e a reportagem de capa do Agrícola sobre reflorestamento e produção de mudas nativas, até o fim do ano ocorrem cursos e eventos sobre restauração florestal e coleta de sementes.  A coleta de sementes de espécies nativas é feita praticamente o ano inteiro, mas a época do fim do inverno é considerada o pico da “safra”, segundo viveiristas.

Esta semana, de 22 a 24 de setembro, em Piracicaba (SP), o Grupo de Adequação Ambiental (Gade), da Esalq/USP, promove o Workshop sobre Restauração Florestal. Profissionais da área de ciências agrícolas, florestal e demais setores ambientais, estudantes de graduação e pós-graduação, proprietários rurais, instituições públicas e privadas e o terceiro setor devem participar do evento, que tem como objetivo difundir e fortalecer a prática da restauração florestal. O evento será realizado no Anfiteatro do pavilhão da Engenharia da Esalq, das 7h30 às 18h. Informações, www.fealq.org.br; e-mail gade@usp.br ou tel. (0–19) 3429-4194.

De 16 a 18 de novembro, o Instituto de Botânica, em São Paulo (SP), recebe o 4.º Simpósio de Restauração Ecológica: Desafios Atuais e Futuros. Coordenador pelo diretor do Jardim Botânico do instituto, Luiz Mauro Barbosa, o evento vai apresentar casos de sucesso na restauração ecológica e discutir pesquisa e aspectos econômicos da prática. Políticas públicas, legislação ambiental, evolução dos processos históricos e legais envolvendo restauração e impactos das alterações do código florestal e das mudanças climáticas na restauração ecológica também estarão em pauta. Informações sobre programação e inscrições no site www.ibot.sp.gov.br.

Dias 26 e 27 de novembro, das 9h às 17h, no Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), o produtor e educador ambiental Guaraci Diniz dará curso de identificação e coleta de sementes de árvores nativas brasileiras. O curso é prático e direcionado para profissionais e técnicos, estudantes interessados em formas de manejo sustentável, agronomia e agricultura, agricultores, proprietários rurais e pessoas interessadas em conhecimentos práticas de produção agroecológicas. Informações: tels. (0–19) 3807-1230 e (0–11) 3230-9432; cursos@sitioduascachoeiras.com.br ou sites www.sitioduascachoeiras.com.br e www.gaea.org.br.

Siga o Agrícola noTwitter.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.