Largada do Rally da Pecuária será dia 26, em Brasília

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

Está marcada para a próxima segunda-feira, em Brasília (DF), a largada do Rally da Pecuária 2011, expedição técnica que visitará fazendas de pecuária de corte em todo o País para avaliar a qualidade do rebanho brasileiro com base na situação das pastagens. Realizado pelas consultorias Agroconsult e Bigma, o rally contará com 8 equipes que vão percorrer 24 mil quilômetros, em 9 Estados, perfazendo 75% do rebanho nacional e 85% da produção de carne bovina.

PUBLICIDADE

"Nossa ideia não é contar boi, é fazer um levantamento qualitativo das pastagens brasileiras. A partir disso, queremos formar um banco de dados que torne mais eficiente a capacidade de análise de comportamento do setor", explicou o consultor André Pessôa, da Agroconsult, ao apresentar o rally, hoje, em São Paulo. "O rally tem caráter qualitativo, com foco no pasto que serve de alimento para o gado", completou o diretor da Bigma Consultoria, Maurício Palma Nogueira.

As equipes terão a oportunidade de conhecer os sistemas de produção da cria à terminação, com alta tecnologia nos confinamentos. Cerca de 2.500 produtores devem participar dos eventos promovidos pelo rally junto com as equipes. A previsão é fazer mais de mil amostragens de pastos, em 100 fazendas.

Este ano, a expedição terá também a participação de representantes da Embrapa Monitoramento por Satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Estudo do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), que vão trabalhar no levantamento de área de pasto degradado. "Eles vão coletar dados no campo e depois compará-los com as informações obtidas via satélite sobre pasto degradado", explicaram os consultores.

"É importante melhorar a base estatística da pecuária no País, pois os números são muito dispersos, com diferenças gritantes. Além disso, com informações de melhor qualidade sobre o setor, fica mais fácil saber o que vai ocorrer em 2012, em 2013", disse André Pessôa.

Publicidade

Os resultados da expedição serão apresentados dia 29 de novembro, na Fiesp, em São Paulo. Acompanhe: www.rallydapecuaria.com.br.

Siga o Agrícola no Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.