Novidade na estante

Estadão

29 de junho de 2011 | 16h37

Recém-lançado, o livro Fertilizantes: cálculo de fórmulas comerciais é mais um “guia prático” para orientar sobre práticas como adubação e calagem. De caráter técnico, o livro é direcionado principalmente para engenheiros agrônomos. “Percebo uma crescente demanda  de informações sobre o assunto “adubação e calagem”. Isso se explica porque esses insumos (fertilizantes orgânicos + minerais + calcário) representam tradicionalmente de 15% a 25% dos custos de uma lavoura, o que é significativo”, afirma o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC/Apta), da Secretaria de Agricultura paulista, Paulo Espíndola Trani. Trani é autor da publicação junto com André Luis Trani.

Segundo Paulo Trani, o livro apresenta, basicamente, os cálculos necessários para elaboração de fórmulas comerciais de fertilizantes. Mostra também os principais critérios para a escolha dos fertilizantes simples que compõem as fórmulas, como custos, compatibilidade, teor de nutrientes, pH, granulometria, composição química, solubilidade, índice salino, índice de acidez, índice de alcalinidade e condutividade elétrica.

O livro custa R$15 e pode ser adquirido no IAC (pelo e-mail vendas@iac.sp.gov.br) ou na Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), pelo contato rafael@fundag.br.

Siga o Agrícola no Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.