Portal agroclimático agora é gratuito

Os agricultores podem ficar apreensivos lá pelo fim de setembro, à espera das primeiras chuvas para iniciar o plantio da safra de verão 2011/2012. As águas podem não rolar no exato momento em que deveriam, mas tudo não vai passar de um susto e a semeadura ainda poderá ser feita dentro do prazo, pois as precipitações logo interromperão o veranico típico do Centro-Oeste, a maior região produtora de grãos do País.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Este é o cenário climático esperado para a região entre o fim de setembro e começo de outubro, segundo a Climatempo, que acaba de abrir o seu portal agrometeorológico, o Agroclima, para consulta gratuita. Basta o interessado se cadastrar no site do Agroclima para ter acesso a informações climáticas bastante úteis sobre as principais commodities agrícolas brasileiras, a saber: soja, milho, trigo, feijão, arroz, algodão, cana, laranja e café.

PUBLICIDADE

"O Agroclima existe desde 2001, mas era um site fechado, exclusivo para assinantes", diz o presidente da Climatempo, Carlos Magno do Nascimento, acrescentando que, com a entrada de alguns patrocinadores do agronegócio, o Agroclima pôde ser disponibilizado para todos os interessados. Assim, o produtor rural terá condições de verificar a previsão do clima com antecedência de 15 dias para os principais municípios do País. "Temos 500 estações meteorológicas espalhadas por todos os Estados", acrescenta Nascimento, que destaca que outro ponto importante no novo Agroclima é a possibilidade maior de interação entre os produtores e a equipe de agrometeorologistas, além de um agrônomo. "Se, por exemplo, o agricultor solicitar algum balanço climático específico para a sua região e começarmos a perceber que esta demanda está aumentando, poderemos passar a prestar gratuitamente este serviço", define.

O novo Agroclima foi lançado agora, justifica Nascimento, porque neste período de inverno a agricultura corre maior risco de passar por turbulências climáticas. "Tivemos, por exemplo, duas importantes geadas no Paraná, que prejudicaram bastante a safrinha de milho", diz. Há cerca de 15 dias o Agroclima foi franqueado aos interessados e nesse período, de 500 assinantes, o cadastro de interessados já ultrapassou 5 mil.

Entre os principais serviços prestados pelo site estão a previsão do clima para regiões produtoras das commodities acima citadas; boletins com informações sobre os próximos 30 dias para todas as culturas; prognósticos de chuva acima ou abaixo da média, períodos de frio, calor, estiagem e outras situações climáticas que interferem diretamente no plantio; informações sobre chuva em todo o País para os próximos cinco dias e comentários sobre as situações climáticas e a chuva ocorrida na última semana, além de previsões precisas e conteúdos que auxiliam o agricultor em seu planejamento e tomada de decisão, medição do nível de umidade do solo, além de mapas, vídeos e reportagens sobre o setor.

Mais sites do gênero Os agricultores já contam, atualmente, com dois sites públicos e gratuitos de acesso a informações agrometeorológicas. Um deles é o www.agritempo.gov.br, com informações que cobrem o território nacional e, no caso específico de São Paulo, o www.infoseca.sp.gov.br, que analisa as condições meteorológicas para o Estado de São Paulo. No Paraná, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar, site www.iapar.br) também presta informações do gênero aos produtores, sendo o mais destacado deles o Alerta Geada, que orienta os produtores sobre riscos e ocorrência de geadas.

Publicidade

Siga o "Agrícola" no Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.