Safra paulista de laranja deve chegar a 355 milhões de caixas

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou hoje, durante a Agrishow 2011, os resultados do segundo levantamento para a safra 2011/2012 de laranja no Estado de São Paulo. A apresentação do estudo foi feita juntamente com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira, e com o superintendente de Informações do Agronegócio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Airton Camargo.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

De acordo com os dados, a produção da fruta no Estado deve ficar próxima dos 355 milhões de caixas de 40,8 quilos, o que representa um incremento de 19,3% em relação à safra anterior. Deste total, 85% (302,98 milhões de caixas) são destinados para as indústrias processadoras de suco e os 15% restantes (51,99 milhões de caixas) para o mercado in natura.

PUBLICIDADE

A área plantada, porém, diminuiu em 1,2%. Camargo, da Conab, justifica que essa redução ocorreu por causa da maior tecnologia aplicada nos pomares, como o plantio mais adensado, por exemplo. Além disso, segundo ele, as condições climáticas também influenciaram fortemente esse resultado. Segundo o texto do estudo, a estiagem ocorrida em 2010 foi fundamental para induzir o estresse e a floração das plantas e a chuva na hora certa ajudou os frutos a vingar.

O clima também favoreceu os tratos fitossanitários nos pomares, o que eleva a previsão de produtividade dos pés de laranja de 1,75 para 1,9 caixa  de 40,8 quilos por planta.

O levantamento aponta ainda a questão da erradicação dos pomares. Segundo a pesquisa, dos produtores que deixaram de plantar laranja quase 70% são pequenos (com áreas de até 45 hectares). O mais grave é que essa categoria de produtor é responsável por mais de 50% dos empregos gerados pela citricultura, segundo o estudo. De acordo com o secretário Junqueira,  mais que o preço da laranja, o greening e o cancro cítrico são as principais causas dessa debandada para outras culturas, como a cana e a borracha. Para mitigar este dano, ele afirma que o governo do Estado irá dobrar a quantia destinada ao custeio do seguro de safra para produtores de laranja com até 20 mil árvores. "Este ano foram 28 milhões e em 2012 a intenção é dobrar esse valor", afirma. Segundo ele, a intenção é atingir 95% dos produtores que tiveram os pomares atingidos por doenças. "Mas vamos exigir boas práticas, é claro", ressalva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.