Tradicional festa do figo de Valinhos começa hoje

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

Aproveitando a safra de figo paulista, começa hoje a 62.ª edição da Festa do Figo de Valinhos, o mais tradicional evento do município. Ao todo, 50 produtores de frutas participam da festa e o volume comercializado deve chegar a 170 toneladas. Além de figo, tem goiaba, uva, pêssego, carambola e até as menos conhecidas pitaia, figo-da-índia e dekopon, um tipo de tangerina.

PUBLICIDADE

Trazido da Itália pelo imigrante Lino Busatto, o figo chegou a Valinhos em 1901. Na década de 1910, a fruta já era produzida em grande escala e a cidade passou a ser conhecida nacionalmente como a capital do figo roxo.

Durante a festa, interessados podem visitar algumas propriedades produtoras. Em um passeio de 2 horas, os visitantes poderão conhecer plantações de goiaba, pera japonesa e seriguela do sítio do fruticultor Teruo Kusakariba, que vende diversos tipos de frutas e doces em compotas, e do sítio do agricultor Mário Scabello, que, além de oferecer frutas, fabrica vinho caseiro, licores e doces.

Valinhos produz quase 6 mil toneladas de figo por safra, que vai até março. É também considerada a maior produtora do Brasil de goiaba de mesa: colhe, em média, 14 mil toneladas da fruta por ano.

A Festa do Figo vai até 30 de janeiro. Mais informações: www.festadofigo.com.br/2011/

Publicidade

Siga o Agrícola no Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.