PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Quem paga o seu?

Impeachment: projeções atualizadas indicam 71% de votos favoráveis

Apesar da grande movimentação observada em Brasília, os resultados das projeções para o impeachment pouco se alteraram: o "sim" deve ser a opção de 71% dos deputados

Por Eduardo Zylberstajn
Atualização:

Ao longo da semana o blog postou projeções para o resultado da votação do impeachment. As projeções resultam de uma modelagem estatística feita pelos pesquisadores Guilherme Stein (FEE/RS), Marcelo Griebeler (UFRGS) e Eduardo Zylberstajn (Fipe e EESP/FGV) com base nos votos computados pelo Placar do Impeachment do Estadão, atribuindo probabilidades aos parlamentares indecisos ou que ainda não declararam seus votos. Nesse post explicamos um pouco mais sobre a metodologia.

PUBLICIDADE

Nessa sexta-feira iniciou-se a sessão de votação do processo. No momento em que este texto é escrito, 344 deputados haviam se declarado favoráveis ao impeachment e 133 manifestaram-se contra. Com essas informações, projetamos que o total de votos favoráveis ficará próximo a 363, devendo estar dentro do intervalo entre 357 e 370. Esse resultado seria suficiente para garantir a continuidade do processo e seu envio ao Senado.

Nessa última projeção antes da votação, cabem alguns comentários. Primeiro, esse foi um exercício científico, com o objetivo de aplicar uma metodologia estatística e ajudar na disseminação da informação para toda a sociedade. Segundo, é interessante notar que ao longo da semana os resultados mudaram pouco, mesmo com a grande movimentação dos políticos. Isso indica que o modelo capturou relativamente bem as probabilidades de voto desde o começo e que as manifestações de intenção seguiram o que seria esperado. Mesmo deputados que já avisaram que estarão ausentes, como Aníbal Gomes e André Abdon, tinham probabilidades baixas de votarem "sim" (4% e 0% respectivamente). Apesar de não descartarmos um possível "estouro da boiada" depois da definição do resultado, nosso modelo segue apontando para um resultado relativamente apertado.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.