PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Wall Street

Juiz dos EUA anuncia até dia 16 decisão sobre processo contra Petrobras

Empresa brasileira pede que Corte rejeite ações abertas por fundos em Nova York; gestoras querem que pedido da petroleira seja negado

Por ALTAMIRO JUNIOR
Atualização:

NOVA YORK -O juiz Jed Rakoff da Corte de Nova York prometeu anunciar até sexta-feira, 16, os rumos de processos abertos na Justiça dos Estados Unidos por investidores individuais contra a Petrobras. Em uma audiência nesta terça-feira, 13, os advogados da empresa brasileira pediram que a ação judicial seja recusada, enquanto os fundos querem que o juiz prossiga com o litígio.

PUBLICIDADE

A audiência durou 45 minutos e reuniu quatro advogados representando a Petrobras e bancos que emitiram papéis da empresa no mercado de capitais e outros sete advogados representando 11 fundos que abriram processos individuais contra a petroleira, reclamando perdas sofridas por conta da Operação Lava Jato. Estes processos individuais correm em paralelo a uma ação coletiva aberta na Corte em dezembro do ano passado.

Rakoff disse na audiência que anuncia sua decisão até sexta-feira e, em seguida, as partes terão até 22 de outubro para apresentar seus comentários. Uma reunião com juiz e os advogados foi marcada para o dia 26 deste mês.

O primeiro a falar na audiência nesta terça-feira foi o advogado que representa a Petrobras, que apontou uma série de falhas nos processos dos fundos. Um dos argumentos é que os fundos não conseguiram comprovar em suas ações que compraram títulos da empresa no mercado dos Estados Unidos. Outro ponto ressaltado é que as aquisições teriam sido feitas no mercado secundário, e não em ofertas primárias.

Além disso, a justificativa dos advogados da Petrobras é de que essas ações individuais, de fundos como NN Investment, Aura Capital e Dimensional, foram abertas por gestoras de recursos, agindo como consultoras e que não foram bem-sucedidas em provar que sofreram perdas pessoais e diretas. A defesa foi apresentada pelo escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton e pelo Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flomem

Publicidade

Pelos fundos, três advogados falaram na audiência. Eles refutaram os argumentos da Petrobras e afirmaram ao juiz que as compras dos papéis da petroleira foram feitas no mercado dos EUA. O advogado que representa o fundo de pensão do estado norte-americanos de Ohio afirmou que as aquisições da instituição foram em ofertas primárias, ou seja, baseadas nas informações de prospectos que o fundo argumenta serem "falsas em enganosas", pois escondiam o esquema de corrupção na companhia.

Os fundos também não concordam com a "premissa falsa" de que são "consultores financeiros" agindo em nome de terceiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.