Foto do(a) blog

De Wall Street

Papéis de empresas brasileiras despencam em Wall Street

Banco do Brasil recua quase 10% e Petrobrás é a ação mais negociada do dia em Nova York com crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais

PUBLICIDADE

Por ALTAMIRO JUNIOR
Atualização:

Os investidores estrangeiros tiveram outro dia de mau humor com o Brasil em Wall Street. Os American Depositay Receipts (ADRs, recibos que representam ações) de empresas brasileiras fecharam a quinta-feira com forte queda, influenciada, segundo operadores, pelo crescimento da candidata à reeleição Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto. Os papéis do Banco do Brasil despencaram 9,5%, os da Eletrobrás caíram 6,7% e os da Petrobrás tiveram perda de 5%.

PUBLICIDADE

O mau humor com o Brasil nesta quinta-feira,23, não ficou restrito às ações do que vem sendo chamado no mercado financeiro de "kit eleição", os papéis das empresas Petrobrás, Eletrobrás e Banco do Brasil, que são normalmente os mais influenciados pelos rumores eleitorais e os números das pesquisas de intenção de voto.

Outras empresas e bancos tiveram ADRs em forte queda. Entre elas, a Gafisa caiu 8% e o Itaú recuou 4,4%. Das estatais estaduais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) caiu 5,7% e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) perdeu 6,8%.

A queda das ações de empresas brasileiras ocorreu em um dia marcado por fortes altas nas bolsas norte-americanas. O Nasdaq subiu 1,6% e o Dow Jones, principal índice da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), teve ganho de 1,3%.

A Petrobras teve o maior volume de negócios do dia de toda a NYSE, superando as operações de empresas conhecidas dos Estados Unidos, como Bank of America, segundo maior banco norte-americano em ativos, a AT&T, uma das maiores operadoras de telefonia do país e as montadoras Ford e General Motors.

Publicidade

Além das ações, os fundos de índice (Exchange Traded Funds ou ETFs), que reproduzem ativos brasileiros e são listados em bolsas, também tiveram queda forte nesta quinta-feira em Wall Street.

Entre os fundos negociados na plataforma Arca, da NYSE, o Direxion Daily Brazil Bull, da Direxion Investiments, despencou 11% e o ProShares Ultra MSCI Brazil Capped, da gestora ProShares, recuou 7%. O Direxion Daily tem entre suas apostas, segundo seu prospecto, papéis da Petrobras, Ambev, Itaú e Vale.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.