EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|A culpa é nossa

Se os mesmos políticos continuam lá, se as mesmas leis ruins continuam a vigorar, se o mesmo sistema podre persiste... a culpa é nossa!

PUBLICIDADE

Atualização:

Grande parte da culpa pelo Brasil estar onde está é nossa. Isso mesmo, de todos os brasileiros. Não é verdade que é tudo culpa dos políticos. Não é toda a culpa que é deles, a maior parte é nossa.

PUBLICIDADE

Os políticos não caem do céu, ungidos pelo Deus Pai, numa cadeira de deputado, governador ou presidente da república. Não, eles batalham pelo lugar, lutam com todas as armas, lícitas e não tão lícitas, para chegar lá e quem os coloca lá somos nós! Quem os elege é o voto dos brasileiros.

Se as regras são ruins, a culpa é nossa. Se o sistema é podre, a culpa é nossa. Se a Constituição de 1988 é a pior constituição da história do Brasil, a culpa também é nossa.

Fomos nós que elegemos os constituintes, fomos nós que aceitamos regras elaboradas por pessoas medíocres, que tomaram de assalto a elaboração da Carta e inseriram nela toda sorte de absurdos travestidos de boas intenções. De boas intenções o inferno está cheio.

O Brasil nunca foi santo. Mas a degringolada atual tem nome: Constituição Cidadã e as distorções que ela gerou. Um monstrengo que criou o cenário perfeito para a tempestade perfeita.

Publicidade

O brasileiro não vai a reunião de condomínio, a grupo de consórcio, mesmo sabendo que é o seu dinheiro que está em jogo. Pra quê? É chato.

Da mesma forma, fazer política, participar, também é chato. Então pra que fazer? Votar é perder um feriado. Entender as regras do jogo é monótono. Escolher certo dá trabalho, muito melhor pedir a um amigo para indicar um candidato.

O meu estando salvo, dane-se o resto. O país precisa de hospital, escola, assistência social? Não é meu problema. Viajamos pra Miami, temos carro importado, votamos mal e insistimos em nos omitir. Bem feito. Os políticos de hoje continuarão a fazer as regras. As hienas vão continuar com o osso.

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.