PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|A hora da onça beber água

Todos os animais bebem água. Mas quem tem sede também tem fome. Então, é melhor respeitar a sede e a fome da onça...

Atualização:

Será que todos já pensaram no que quer dizer "a hora da onça beber água?" Todos os animais bebem água. Algumas regiões têm mais água, então é mais fácil beber e ficar em segurança, mas outras, nos meses secos, ficam apenas com algumas poças e a situação se complica, porque o espaço para cada animal fica menor e mais arriscado.

PUBLICIDADE

Independentemente da sede, todos sabem que a hora errada de beber água é a hora que a onça decide que é hora dela beber água. Quem manda nas matas brasileiras é a onça pintada, um dos animais mais bonitos e mais forte da natureza.

E ela é eclética na alimentação. De peixe a jacaré, de tatu a anta, onça come o que tem pela frente, incluídas as criações e os donos das criações. Onça mata homem.

Algumas inclusive viciam no esporte e, curiosamente, continuam matando porque os homens são teimosos feito capivaras e não acreditam que onça mata homem, por isso continuam fazendo o que faziam antes da onça começar a matar naquele pedaço.

Não tem veado campeiro, nem veado mateiro, nem veado pantaneiro que beba água ao lado de uma onça. As chances de continuarem vivos são muito reduzidas. Então eles preferem em outra hora.

Publicidade

Onça com sede chega, desce o barranco e começa a beber. Os incomodados que se retirem. E, se não se retirarem, melhor para ela: pode, além de beber, caçar a janta, quase que ao mesmo tempo.

Justamente pelos riscos envolvidos na realidade da natureza, o caipira criou a frase "é hora da onça beber água".

Ficam na frente apenas os muito loucos e os que não conseguiram fugir. Onça com sede é sinônimo de onça com fome. Fique longe dela.

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.