EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Duas no cravo, duas na ferradura

Duas perguntas ao Presidente, que hoje depõem contra ele...

PUBLICIDADE

Atualização:

Durante um bom tempo, fiquei convencido de que o Presidente Temer entraria para a história como um grande presidente.

PUBLICIDADE

Afinal, fez a Reforma Trabalhista, criou o Teto de Gastos, enquadrou o funcionalismo, limpou a área, segurou a crise, baixou a inflação e derrubou os juros.

Poucos presidentes fizeram algo parecido, mesmo com muito mais tempo de poder e herdando o país com maré favorável, vento leve e ondas pequenas.

Sua missão não foi fácil. Agora que ele se aproxima do término do mandato ficam duas perguntas sem respostas e elas podem empanar sua entrada no panteão dos grandes presidentes de nossa história.

É verdade, a história só será escrita quando não estivermos mais aqui. E as duas perguntas, diante da obra maior, podem perder muito de seu significado ao longo dos próximos 50 anos.

Publicidade

Mas hoje as duas depõem contra ele. Para alguém disposto a fazer bem feito, pensando no Brasil, não ficou bonito.

A primeira pergunta é:por que não vetou o aumento dado ao Supremo Tribunal Federal? A resposta pode ser ampla ou restrita, mas nenhuma delas engrandece a biografia do Presidente.

A segunda é mais trágica. Mexe com a saúde de 53% dos brasileiros atendidos pelo SUS. O Presidente baixou uma medida provisória capaz de dar fôlego aos hospitais filantrópicos, destinando 5% do FGTS, com juros de 8,5% ao ano para o seu financiamento. Maravilha, bela notícia!

Então, o que levou o presidente a baixar outra medida provisória elevando o custo para 11,5% ao ano? A operação não tem risco. Os bancos vão sacar o dinheiro diretamente dos repasses do SUS. Como explicar aos pacientes que não serão atendidos porque os bancos querem mais?

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.