EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Falta de decoro parlamentar

Decisão da Justiça não é para ser cumprida?? Isto é um barbaridade constitucional, um crime! Tem que cassar!

PUBLICIDADE

Atualização:

Eu não discuto, tungar o caixa alheio é quebra de decoro parlamentar. Tem que cassar os congressistas que fazem isso, o que é complicado porque são centenas. Da mesma forma que tem que tirar do Congresso os elementos que perdem a vergonha na cara e praticam as maiores barbaridades. Infelizmente, costuma ficar o dito pelo não dito, o espírito de porco defende os bandidos, impedindo a cassação do mandato.

PUBLICIDADE

Não, o fenômeno não é brasileiro. No mundo inteiro é mais ou menos igual. Político é político em qualquer parte e, se aprofundar a pesquisa, vai ver que em outros lugares não fazem o que fazem por aqui apenas porque, se forem pegos - e a chance é grande -, acabam na cadeia e com as carreiras destruídas. Mas não se preocupe, mesmo assim muitos dão um jeito de levar vantagem, seja exportando armas para a África, seja sumindo com a grana congelada do Iraque, seja de várias outras maneiras, normalmente pensadas para se dar bem com o mínimo de esforço.

O que destoa é que, no mundo civilizado, não ocorre nem mesmo ao líder mais destemperado enfrentar o Judiciário, afirmando que decisão da Justiça não é para ser cumprida, ainda que proferida em julgamento colegiado, respeitadas todas as regras processuais.

No Brasil também era assim. Agora senadores do PT resolveram atacar e difamar a Justiça Federal, denegrindo decisões judiciais que eles não gostam porque condenaram Lula, o grande eleitor de postes.

Perto disso, os outros casos de quebra de decoro parlamentar são brinquedo de criança. O que os senadores petistas, comandados pela presidente do PT, estão fazendo é uma barbaridade constitucional. É crime. É incitar a convulsão social, o desmonte da ordem legal e a instalação do caos pelo repúdio à Constituição. Será que o Congresso não vai fazer nada? Tem como dizer que não há falta de decoro? Pois é, tem que cassar.

Publicidade

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.