PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Fez frio de Europa

Se você sente o frio que está fazendo, pense naqueles que moram nas ruas... Doe!

Atualização:

Só os especialistas a esperavam tão forte, mas, no momento certo, a frente fria chegou, trazendo neve, geada e as belezas do inverno, somadas a tudo de brutal e devastador que o frio tem.

PUBLICIDADE

Fez frio de verdade. Alguns dias com temperatura de inverno europeu, como se a Alemanha tivesse se instalado em Santa Catarina e o norte de Portugal chegasse na Liberdade.

São Paulo não é pensada para quatro graus e teve região da cidade onde a temperatura ficou ainda mais baixa.

E o que dizer de zero grau na entrada do Pantanal? Pantanal é sinônimo de sol, calor e passeios maravilhosos pelos rios que cortam a região, com a flora e a fauna deslumbrantes servindo de cenário.

Fazer frio na serra gaúcha ou nos altos de Santa Catarina está ok, faz parte do jogo, mas o frio que fez nestes dias ultrapassou tudo que eu ouvi e vi ao longo da minha vida. Teve lugar com menos sete graus e sensação térmica de menos vinte.

Publicidade

É frio para congelar a alma. Muitos anos atrás, eu peguei menos vinte em Hamburgo. É alucinante. Parou metrô, trens e várias pessoas morreram de frio, presas nas estradas porque o aquecimento dos carros parou quando acabou a gasolina.

O Brasil não foi pensado para viver com esse tempo. Nossos edifícios pedem sol e ar condicionado frio. A exceção são as cidades do sul, mas mesmo lá, este ano, a coisa ficou punk.

O duro é que temos um número alto de pessoas morando nas ruas. Em todas as cidades. Imagine o que elas estão passando neste inverno.

Se você puder ou tiver, tire a roupa que você não usa do armário e dê a quem precisa. Se dentro de casa está cruel, imagine numa calçada embaixo do Minhocão. Desde já, quem precisa agradece.

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.