EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Igrejas e catedrais

Notre-Dame era mesmo deslumbrante, mas apenas mais uma no rol de templos, igrejas e catedrais erguidas ao redor do mundo, competindo entre si por sua grandeza e majestade!

PUBLICIDADE

Atualização:

O incêndio que destruiu a Catedral de Notre-Dame leva a extremos, como dizer que era a igreja mais bela do mundo. Pode ser que sim, pode ser que não, depende do gosto e afinidade de cada um. Tem quem ache e quem não ache e todas as opiniões são válidas e devem ser respeitada. Até porque gosto é coisa que não se discute e a possibilidade de falar com Deus é ato individual, intransferível, que exige ou não local espacial, que pode ou não ser um templo cristão.

PUBLICIDADE

Como dizer que Stonehenge não é um local sagrado, mágico e deslumbrante? Como desprezar as pirâmides do Egito? E as pirâmides americanas? E o Partenon? E tantos templos que, como Petra, são desconhecidos da maioria das pessoas?

Como não se sentir próximo de Deus na Saint Chapelle? E como não ter a paz necessária dentro da Igreja do Pátio do Colégio? Como fugir da maravilha de São Francisco na Bahia? E como não compará-la à Igreja de São Francisco do Porto?

O que dizer dos três mosteiros portugueses: Alcobaça, Batalha e Jerónimos? Cada um marcando um momento do reino. Os três nos colocando em contato com Deus.

E o que dizer da Catedral de Colônia ou da igreja bombardeada e reconstruída em vidro, em Berlim?

Publicidade

Como passar pela Catedral de Munique? Pelas igrejas bombardeadas de Lubeck? Pela majestade da Abadia de Westminster? Pela beleza dos vitrais de Chartres? Por Reims e Orleans?

Pelas igrejas italianas: Firenze, Roma, Milão, Veneza, Nápoles, etc.?

Como desprezar Leon ou a Sagrada Família em Barcelona?

Como esquecer os templos incas? A riqueza do Oriente?

Notre-Dame era deslumbrante, mas, como ela, existem muitas outros.

Publicidade

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.