EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Lembrando ícones do passado

A propaganda brasileira sempre deu show de criatividade. E alguns dos seus trabalhos ficam na nossa memória por décadas!

PUBLICIDADE

Atualização:

"Um bom sono pra você e um alegre despertar". O comercial dos Cobertores Parayba, com o desenho das crianças indo dormir com o castiçal na mão, marcou época na TV brasileira.

Da mesma forma que o: "Quem bate? É o frio. Eu não deixo você entrar. As Casas Pernambucanas vão aquecer o meu lar".

E os anúncios da VARIG, VARIG, VARIG, com o maravilhoso "Seu Cabral vinha navegando, quando alguém foi gritando - Terra à vista! E foi descoberto o Brasil..."

"Bela camisa, Fernandinho" consagrou a marca US Top, que, além das camisas, fazia jeans maravilhosos.

PUBLICIDADE

E por falar em jeans, quem se lembra do pai de todos, do primeiro, as calças Rancheiras?

Publicidade

A indústria automobilística não ficava devendo nada para ninguém. "Nesta marca você confia." e "o bom senso sobre rodas" marcaram os modelos da Volkswagen.

Os anúncios do cigarro Hollywood, numa época em que o legal era fumar, mostravam a enorme empatia e o tudo a ver entre os cigarros e os esportes, enquanto a Lei de Gerson, que até hoje marca os brasileiros, foi consequência de um anúncio de cigarro que tinha como protagonista o maestro da seleção de 1970, o grande Gerson, que sem querer deu o nome ao feio hábito de "levar vantagem em tudo".

E "o fino que satisfaz?" E tantas outras campanhas inesquecíveis que valorizavam o hábito, hoje amaldiçoado, de fumar mais de um maço por dia?

Tinha também as maldades, como batizar o Renault Gordini de "Leite Glória", numa alusão ao famoso leite em pó "que desmancha sem bater".

Entre secos e molhados, a propaganda brasileira sempre deu show. Sua criatividade foi tão grande 50 anos atrás que continuam vivos até hoje.

Publicidade

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.