EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Paulo Bomfim 3

A maior poesia do Poeta foi a sua vida! Ele era um homem realmente bom. Era meu amigo legal e ele dividia sua bondade e sua ternura com quem lhe era caro... Saudades suas, Paulo!

PUBLICIDADE

Atualização:

Falar do meu amigo Paulo Bomfim, para mim, é um privilégio e a saudade de uma perda imensa. Ao longo de mais de vinte e cinco anos tivemos contato diário por telefone e pelo menos duas vezes por semana estávamos juntos.

PUBLICIDADE

Ao longo destes anos, era comum, além do almoço de quarta-feira, com outros amigos, uma vez por semana almoçarmos apenas nós - no começo, ele, sua esposa Emy e eu; depois da morte dela, ele e eu; nos últimos três anos ele, a Fafá e eu.

A soma de experiências vividas, divididas e comentadas com ele me fez um homem melhor. Paulo era um homem bom, na acepção da palavra "bom", e dividia sua bondade e sua ternura com quem lhe era caro.

Para dar a dimensão do Paulo, certa vez almoçávamos, Emy, ele e eu, e eu lhe perguntei: "Poeta, você não tem ninguém que você não goste?" Ele pensou um pouco, deu um tapa na mesa e respondeu: "Tenho, tenho sim! Eu não gosto de ninguém que fez mal aos meus antepassados".

Paulo Bomfim era o amigo leal, o irmão mais velho, o confidente que sabia de mim o que eu não teria coragem de contar a um confessor. Da mesma forma que eu sabia, contado por ele, o mais escondido da sua alma.

Publicidade

Paulo era poeta, mas sua maior poesia era ele, o homem extraordinário e superior, extremamente humano no jeito de encarar a vida.

Falar dele resgata uma longa história, feita de momentos felizes, alegres, tristes, melancólicos, mas todos inseridos no rio da vida, entre corredeiras, cachoeiras e longas planícies, porque a vida não é fácil - a vida é vida. E depende de nós a fazermos bela.

Minha convivência com Paulo Bomfim foi bela, foi rica, foi generosa e farta. Ao longo de todos estes anos não teve um único momento em que não tivemos uma sintonia especial. Paulo, saudades suas!

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.