EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Somos todos iguais

Independentemente da época em que nossas vidas se desenrolam, elas não são muito diferentes das dos nossos pais e avós.

PUBLICIDADE

Atualização:

Não conheço muitas pessoas que pensem nos pais como gente igual a eles, capazes de ações e reações como as deles, com desentendimentos e entendimentos iguais aos deles, com a vida muito parecida com a deles.

PUBLICIDADE

Se não economicamente, sentimentalmente. Se não financeiramente, com sonhos e vontades semelhantes.

É raro imaginarmos nossos pais moços, namorando, ficando noivos, casando, tendo filhos, construindo suas vidas. Na maior parte das vezes nos lembramos deles quando já estamos com uma certa idade e o ritmo da vida nos coloca na escola, na aula particular, no curso de inglês, na natação, na ginástica, com os irmãos e primos, na primeira festa, com a primeira namorada, andando pelo mundo com os amigos.

Pai e mãe namoram, têm amigos, dançam, vão a festas, dão risada, se fantasiam nos carnavais. Vivem vidas muito parecidas com as nossas, apenas algumas décadas antes.

Meu amigo Paulo Bomfim me dizia que o problema de ficar velho é que o corpo não acompanha mais a cabeça e de repente descobrimos que não damos mais saltos mortais no trampolim da piscina da fazenda.

Publicidade

Outro dia, mexendo num armário com pastas velhas, encontrei um álbum de fotografias de minha mãe. A maioria das fotos é da década de 1940, em Campos do Jordão.

Em primeiro lugar, as fotos mostram que ela foi uma mulher muito bonita.

Mas, mais importante do que isso, mostram o dia a dia, a rotina dela e de seus amigos, e que essa rotina é muito parecida com as nossas, que são muito parecidas com as dos nossos filhos.

Guardadas as tipicidades de cada época, o ser humano é o ser humano e seu comportamento, depois que todos crescem, é muito parecido.

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.