EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Crônicas, seguros e um pouco de tudo

Opinião|Tudo tem uma razão de ser

Eles fazem girar a roda da economia no Brasil, com milhares de trabalhadores alocados em diversas atividades que dependem deles, os buracos! Eles são um achado!

PUBLICIDADE

Atualização:

Outro dia, um amigo me chamou a atenção porque eu criticava os buracos da cidade sem perceber o que está por trás deles.

PUBLICIDADE

Fiquei atônito porque sempre imaginei que atrás dos buracos estavam falta de manutenção e serviço mal feito.

Mas pacientemente ele me explicou que não. Atrás dos buracos há ciência, sociologia e economia aplicada; que os buracos tinham importante papel na geração de renda e condição de vida de milhares de brasileiros.

Atrás deles não estava serviço mal feito, nem falta de manutenção. Atrás deles estava importante esforço de planejamento para garantir a renda de famílias que, de outra forma, poderiam não ter como viver com dignidade.

Seriam milhares de pessoas condenadas ao frio brutal das noites de inverno, pessoas sem chance de ter uma chance, vítimas da crise estúpida que se abateu sobre o país.

Publicidade

Ao manter os existentes e incentivar o surgimento de novos buracos, as autoridades estão mostrando enorme dose de sacrifício em nome do bem comum, da renda das pessoas, da geração de riqueza e de aquecimento da cadeia de consumo.

Buracos querem dizer suspensões quebradas, pneus estourados, rodas desalinhadas e desbalanceadas, latarias amassadas, para-choques arrancados, colisões com e sem vítimas. Além de ter que tapar o próprio buraco para que ele possa abrir outra vez.

Os buracos fazem girar a roda da economia como se o Brasil não tivesse crise, pelo menos para os milhares de trabalhadores alocados nessas atividades.

Os buracos são um achado. Com eles em pleno florescimento São Paulo não terá o mesmo número de desempregados das cidades sem buracos. Santos buracos que geram renda e bem-estar social!

Opinião por Antonio
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.