Foto do(a) blog

Um blog sobre tendências e experiências de empresas e marcas com causas sociais que promovem impacto positivo na sociedade

Opinião|Como as tecnologias exponenciais podem promover impacto positivo na sociedade?

Atualmente, olhar o futuro da humanidade sob a perspectiva de escassez de recursos é um ponto em comum entre diversos stakeholders e a população em geral. Entretanto, também observamos nos últimos anos a crescente visão de um futuro mais abundante, onde teremos abundância de recursos.

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Créditos: divulgação Foto: Estadão

 

Muito dessa crença se dá pelo avanço de tecnologias como a inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia e robótica apenas para citar algumas. Estamos falando da era pós-digital. Com estas tecnologias ganhando escala rapidamente e num preço cada vez mais acessível, poderemos resolver várias mazelas da sociedade e ainda criar inúmeras oportunidades de negócio.

PUBLICIDADE

Já é possível presenciar em nosso dia-a-dia uma série de aplicações que estão, de fato, melhorando a vida das pessoas e que aumentam, também, sua longevidade. Mas atenção: para comprovar essa tese é necessário olhar para os dados estatísticos do último século e não para notícias negativas da mídia. Soluções em saúde, meio ambiente, educação e empreendedorismo não param de crescer, e esse movimento tem poder de atrair a geração millennial com uma fórmula de sucesso: propósito e tecnologia.

Mas nem todos compartilham da mesma visão. Todo esse avanço também pode ser usado para o mal e os dilemas éticos ainda não são discutidos de forma plural e democrática. Pensar numa lógica de abundância reduz nossos medos e aumenta nossa confiança e esperança no futuro. Um pensamento que faz bastante sentido.

Hoje, esse futuro preocupa, e muito, as grandes empresas.  Se preparar e criar ambientes de inovação que acompanhem essas constantes e rápidas mudanças virou foco de muitas corporações. Nessa era, ter um propósito inspirador, ampliar seus conhecimentos e dedicar investimentos são os caminhos mais seguros para as marcas gerarem engajamento e admiração da sociedade, garantindo sua sobrevivência nos anos que seguirão.

Educar a atual geração de crianças e adolescentes sobre os impactos positivos e negativos que as tecnologias exponenciais podem trazer para este novo mundo é uma causa que pode contribuir não só para o aprendizado dessa parcela populacional, mas também para o aprendizado da própria organização.

Publicidade

Como diz o futurista Thomaz Frey, determinamos o futuro no presente e precisamos estar preparados e ter uma postura mais ativa em relação ao que está por vir.

 

 

Opinião por Wal Flor
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.