Foto do(a) blog

Um blog sobre tendências e experiências de empresas e marcas com causas sociais que promovem impacto positivo na sociedade

Opinião|I Am and I Will

PUBLICIDADE

Atualização:

Bettina GrajcerMédica, especialista em prevenção e apaixonada pelo tema, sócia da Agência Lynx

 

PUBLICIDADE

Todos os anos, no dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer.  O tema deste ano "I am and I will" (Eu Sou e Eu Vou), reforça o potencial que todos temos para fazer algo para reduzir o impacto da doença.

Como o câncer afeta a cada um de maneira diferente, vale aproveitar a data para refletir e decidir como você gostaria de agir.

O que você pode fazer individualmente:

- Se informar: informações e conhecimento sobre a doença nos permitem reconhecer precocemente sinais e sintomas, fazer escolhas mais conscientes sobre nossa saúde, além de derrubar mitos e reduzir nossos medos e preconceitos.

Publicidade

- Se proteger: sabia que um terço dos casos da doença são preveníveis? Pois é, não dá pra deixar de fazer o que está ao nosso alcance - usar filtro solar SEMPRE, alimentar-se de forma saudável, dando preferência para alimentos frescos e integrais e manter-se ativo fisicamente são alguns hábitos que devem ser incorporados por quem quer ter uma vida longa e saudável.

- Se prevenir: mesmo tendo hábitos saudáveis, ninguém está isento da possibilidade do aparecimento da doença, mas, a boa notícia é que o câncer, hoje, já é considerado uma doença curável.  Vale a máxima: quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso, não deixe de fazer seu check-up anual. Uma boa ideia é criar uma rotina para não esquecer (eu, por exemplo, agendo todo início de ano).

No coletivo, podemos atuar para melhorar o controle da doença no país e caminhar para atingir as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de redução da mortalidade prematura pelo câncer. Todos têm o potencial para ajudar:

- Cidades e Governos: nosso líderes, políticos e gestores devem criar políticas que direcionem a população para uma vida saudável. O trabalho de advocacy, realizado por grupos organizados da sociedade civil pode ajudar a impulsionar estas medidas.

- Empresas: além de garantir um local de trabalho saudável e suporte para os colaboradores impactados pelo câncer, as empresas podem realizar ações de impacto positivo relevantes para a sociedade. Em 2018, tivemos o prazer de desenvolver, na Agência Lynx, um projeto para uma farmacêutica, onde desenhamos uma estratégia para contribuir com o diagnóstico precoce de um determinado tipo de câncer. Foram mapeadas as principais barreiras e oportunidades e foi traçado um plano que será testado em uma cidade específica este ano, já tendo em mente em como colocar a solução em escala.

Publicidade

- Escolas, ONGs (Organizações Não Governamentais), educadores, pais: todos que tem contato com jovens são responsáveis por educar as próximas gerações sobre sua saúde e bem-estar, e encorajá-las a adotarem hábitos de vida saudáveis.

- Formadores de opinião: se você é uma instituição, um profissional de saúde, ou ainda, uma pessoa influente nas redes sociais, sua voz tende a ser ouvida. Aproveite a data para compartilhar informações relevantes.

Juntos poderemos unir esforços e realizar ações relevantes nos diferentes níveis de atuação.

E você, já está pronto para assumir seu compromisso?

Eu Sou ................................... e Eu Vou ............................................

Publicidade

Vamos juntos, criar um futuro sem câncer!

#DiaMundialdoCancer #WorldCancerDay #IAmAndIWill

 

Adaptado de:  https://www.worldcancerday.org/

Crédito foto: worldcancerday.org

 

Opinião por Wal Flor
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.